Um abastado casal canadiano foi multado após ter recebido vacinas contra a Covid-19 destinadas a residentes indígenas de Yukon, território selvagem, montanhoso e pouco povoado, bastante próximo do Alasca. Rodney e Ekaterina Baker — ele que até ao último domingo era CEO da Great Canadian Gaming Corporation, que engloba pistas de corrida e dezenas de casinos em todo o país, e ela atriz com alguns filmes em fase de pós-produção — alugaram um avião privado para aceder à remota comunidade e aí receber doses das vacinas que estavam a ser administradas a indígenas vulneráveis.

De acordo com as autoridades citadas pelo The Guardian, o casal viajou para Beaver Creek, comunidade de apenas 100 residentes localizada no território de Yukon, onde uma equipa móvel estava a administrar a vacina da Moderna aos residentes, incluindo membros mais velhos da White River First Nation. Rodney e Ekaterina, de 55 e 32 anos, fingiram ser trabalhadores num motel local — teriam, talvez, escapado ilesos da proeza caso não tivessem pedido boleia para o aeroporto, situação que levantou suspeitas. A isso seguiu-se a confirmação do hotel, em como estes não eram funcionários. As autoridades encontraram o casal no aeroporto, quando se preparava para voltar para Vancouver.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os Bakers não cumpriram os 14 dias de confinamento quando chegaram a Whitehorse, capital de Yukon — foi a partir de aí que acederam a Beaver Creek — e conseguiram enganar a equipa que administrava as vacinas dado que não era necessária confirmação de residência.

Ambos foram multados na semana passada por terem quebrado as regras de saúde pública naquele território canadiano e acusados de acordo com a Lei de Medidas de Emergência Civil, que acarreta uma multa máxima de 322 euros e uma sobretaxa de quase 50 euros, seis meses de prisão ou ambos. De acordo com o Yukon News, Rodney e Ekaterina receberam duas multas, no valor de mais de 740 euros para cada um.

Rodney Banker recebeu mais de 10.6 milhões de dólares em 2019 enquanto CEO e presidente da Great Canadian Gaming Corporation, posição da qual se demitiu no início desta semana, depois de terem sido conhecidas as acusações. Não é claro se haverá consequências adicionais por terem recebido vacinas destinadas aos residentes de Yukon. Enquanto o ministro de Serviços Comunitários de Yukon, John Streicker, afirma que o casal milionário colocou a comunidade “em risco”, a White River First Nation quer penalizações mais duras.

Em março de 2020, Ekaterina, que entra nos filmes “Chick Fight” e “Missão: Vingança”, ambos de 2020, partilhou várias publicações a apelar às pessoas para ficarem em casa. Após serem conhecidas as multas, a atriz apagou as contas nas redes sociais.