Depois de introduzir o ID.3, que pode ser considerado a versão eléctrica moderna do Golf, e mais recentemente o ID.4, a alternativa a bateria ao Tiguan que já se pode adquirir em Portugal, a Volkswagen prepara-se para reforçar a sua gama de eléctricos com uma nova versão do ID.4.
Apelidado ID.5, o modelo mantém na essência todos os argumentos do SUV convencional, mas substitui o pilar traseiro, quase vertical para maximizar o espaço interior, por outro substancialmente mais fino e inclinado, visando conferir ao SUV um ar mais dinâmico e desportivo.
O novo ID.5 foi apresentado originalmente como ID.Crozz, enquanto protótipo, antes de encontrar o seu lugar definitivo na gama ID. Concebido sobre a plataforma MEB e recorrendo aos mesmos packs de bateria e motores, os primeiros ID.5 começaram a ser produzidos na fábrica de Zwickau, na Alemanha, ainda que na fase de piloto, que antecede a produção em massa.
Es ist offiziell: Auf den #VWID3 & #VWID4 folgt der #VWID5! Wie #VW-Markenchef Ralf Brandstätter heute im Gespräch mit @WN_Wolfsburg bekanntgab, wird das Coupé-SUV bei uns in #Zwickau gebaut. Markteinführung: 2. Halbjahr 2021! Die ersten Vorserien laufen bereits… ????#emobility pic.twitter.com/c9W5hxnE7E
— vwsachsen_de (@vwsachsen_de) February 11, 2021
É de Zwickau que saem todos os ID.3 e ID.4, linha de produção que vai igualmente fabricar os Audi e Cupra eléctricos, com a instalação germânica a ter previsto acolher seis modelos distintos.
O ID.5, que ainda não foi oficialmente apresentado, irá chegar ao mercado na segunda metade de 2021 e será exclusivo do mercado europeu. Resta saber como irá a VW posicionar o seu SUV mais desportivo, em matéria de preço.