Uma semana após ter sido internado “por precaução”, o Palácio de Buckingham anunciou esta terça-feira que o duque de Edimburgo deverá manter-se hospitalizado, em Londres, durante vários dias, na sequência de uma infeção. O marido de Isabel II tem 99 anos.

“O Duque de Edimburgo continua no Hospital King Edward VII, onde está a receber tratamento médico a uma infeção. Ele está confortável e a responder ao tratamento, mas é expectável que fique no hospital durante vários dias”, lê-se no comunicado emitido esta terça-feira, exatamente uma semana depois do internamento do príncipe Philip.

Foi a 16 de fevereiro que, na sequência de alguns dias a sentir-se “indisposto”, o duque foi levado de carro para este mesmo hospital “por precaução”. Na última segunda-feira, o príncipe William pronunciou-se sobre o estado de saúde do avô, afirmando que este se encontrava “OK” e que a equipa médica “estava de olho nele”.

Do casamento à reforma: o príncipe Philip em fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no passado sábado, o príncipe Carlos, de 72 anos, tinha estado no hospital londrino para visitar o pai. O sucessor de Isabel II foi visto a entrar no edifício, de máscara posta, após ter conduzido a partir de casa. A visita ao duque terá durado meia hora.

O palácio não explica, no entanto, de que infeção se trata. Aquando a hospitalização do marido da rainha, fonte da casa real britânica referiu que a indisposição do príncipe não estava relacionada com a Covid-19. O duque de Edimburgo, tal como a monarca, foi vacinado em janeiro. Os dois mudaram-se para o Castelo de Windsor no início da pandemia e lá têm permanecido.

Já em dezembro de 2019, o príncipe havia dado entrada no Hospital King Edward VII pelo próprio pé. Na altura, o internamento ocorreu para observação e tratamento de um problema de saúde pré-existente e por conselho do seu médico privado. Regressaria a casa, em Sandringham, quatro noites depois, mesmo a tempo do Natal.

Rainha fala à nação no dia da entrevista dos Sussex a Oprah

Esse foi ainda o ano em que o duque, membro mais velho da família, abdicou da sua carta de condução. A notícia surgiu em fevereiro, depois de ter estado envolvido num acidente de viação.

Em 2011, uma artéria bloqueada inspirou cuidados. No ano seguinte, foi obrigado a falhar o concerto do Jubileu de Diamante da Rainha na sequência de uma infeção urinária. Em 2013, foi internado para ser operado ao abdómen e em 2014 foi operado à mão direita. Aos 99 anos (completa o centenário a 10 de junho), o príncipe Philip está há quatro anos retirado de compromissos oficiais. A última vez que foi visto num evento foi no verão passado.