A capitania do Funchal emitiu esta quarta-feira um aviso de agitação marítima forte para o mar da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo do arquipélago.

O aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o estado do tempo para a orla marítima e está em vigor até às 06h00 de quinta-feira.

O IPMA colocou a costa sul da Madeira e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo (o menos grave) até às 15h00 de quinta-feira.

Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, lê-se no comunicado divulgado para autoridade marítima regional.

O IPMA indica que na costa norte da Madeira as ondas vão ser de noroeste, aumentando gradualmente dos 3,5 metros para os 4,5 metros a partir da tarde, sendo de até 2,5 metros na parte sul da ilha.

A visibilidade no mar será “moderada por vezes fraca”, e o vento “fresco a muito fresco” na costa norte e “bonançoso a moderado” na zona sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR