Centenas de pessoas que fugiram de Palma, norte de Moçambique, durante o ataque armado de quarta-feira, estão a chegar à fronteira com a Tanzânia, em Namoto, junto ao rio Rovuma, disse esta segunda-feira à Lusa um dos integrantes do grupo que pede ajuda.

Estima-se que entre 200 e 500 pessoas estejam já na povoação ribeirinha fazendo cerca de 50 quilómetros desde Palma, disse à Lusa Denis Iloko, num contacto telefónico para Pemba, sem conseguir precisar o número de deslocados que “continua a aumentar”.

Os grupos incluem muitas crianças e estão todos a caminhar desde quarta-feira pelo mato, depois de deixarem tudo para trás quando grupos armados entraram na vila.

Temos muitas crianças aqui. Muitas crianças estão a morrer no mato. Uma senhora deu [à luz] aqui e foi socorrida para a Tanzânia”, descreveu.

Moçambique/Ataques: dezenas de civis mortos em Palma

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo de integra fugiu em direção a norte logo no dia do ataque. Os residentes alcançaram Namoto após três dias a caminhar, sem comida e sem água, enfrentando o terror. Desde quarta-feira, “houve pessoas capturadas e outras morreram”.

“As que tiveram sorte”, conseguiram “andar durante a noite para agora fazer a travessia”.

“Temos medo. Estamos a pedir ajuda para o Governo coordenar com a Tanzânia” formas de transporte, referiu, aludindo ao “batelão grande” que ali costuma fazer a ligação entre margens.

Alefo, outro homem que fugiu de Palma que ali se encontra, disse que um barco já levou um primeiro grupo de deslocados, que pretendem chegar a Mueda, sede de distrito moçambicana, mais para o interior de Cabo Delgado.

“Um barco levou um grupo, mas ainda não voltou. O número de pessoas está a aumentar. Acho que há aqui 500 pessoas e outras a chegar”, descreveu.

Moçambique. Barco com 1.800 pessoas que fugiram já está ao largo de Pemba

A vila sede de distrito que acolhe os projetos de gás do norte de Moçambique foi atacada na quarta-feira por grupos insurgentes que há três anos e meio aterrorizam a região.

Moçambique/Ataques: ponte aérea leva pessoal do projeto de gás de Pemba para Maputo

Dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, no norte de Moçambique, foram mortos pelo grupo armado que atacou a vila na quarta-feira, disse segunda-feira o Ministério da Defesa moçambicano.

Numa operação de resgate de expatriados de um hotel em Palma, na sexta-feira, um cidadão português ficou gravemente ferido e foi transferido para Joanesburgo, na vizinha África do Sul, disse à Lusa fonte do Governo no domingo.

Moçambique. Governo confirma transferência de português ferido para Joanesburgo

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

Populaçãode Pemba junta-se no porto à chegada dos deslocados

Ismar Nordino, 50 anos, perdeu amigos e colegas no ataque a Palma, norte de Moçambique. Esta segunda-feira, tenta saber o que aconteceu a quem deixou há poucos dias, debaixo de tiros

“Perdi amigos, colegas. Tenho funcionários desaparecidos, deixei guardas, a empresa, camiões, máquinas… só vim com esta roupa”, referiu, ao descrever à Lusa a sua fuga na quarta-feira da sede de distrito, onde tinha um negócio de transporte e logística.

Foi um dos primeiros a sair do navio que chegou ao porto de Pemba com mais deslocados dos ataques armados no norte de Moçambique. Integrou um grupo que fugiu para a praia na quarta-feira, procurando num barco disponível.

“No alto mar acompanhámos os tiroteios. E no quarto dia encontrámo-nos em Afungi”, recinto dos projetos de gás, com mais pessoas em fuga.

Agora, Ismar vai regressar a Maputo, onde a família esteve dias sem saber se ele estava vivo. A saída do navio está a decorrer a conta gotas – passam-se longos minutos até que alguém saia. Algumas centenas de pessoas aguardam pela saída de quem está nesta embarcação e pela chegada de mais navios oriundos do distrito de Palma, uma população que foge aos ataques de grupos rebeldes ‘jihadistas’ desde quarta-feira.

Em lágrimas, Merina Simão, 29 anos, espera pelo marido, que prestava apoio humanitário em Palma para o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a organização não-governamental (ONG) Amigo do Ambiente

“Ouviam-se tiroteios, ele estava a ir para o mercado” quando falaram ao telefone pela última vez “e não conseguimos mais falar com ele”.

“Estou à espera de minha família, é muita gente, toda a família é de Palma”, disse à Lusa, Assumane Gani, de olho no cais onde as autoridades se encontram.

Eram dezenas de pessoas à espera no porto de Pemba às primeiras horas da manhã, mas rapidamente o número cresceu até centenas que aguardam por ver familiares e amigos. Este navio com deslocados está ancorado na baía de Pemba desde o final da tarde de ontem.

Ricardino Nandemo já falou ao telefone com o irmão mais novo, de 22 anos, que trabalhava num restaurante em Palma e que se encontra na embarcação com “muitas mais pessoas”, disse, sem conseguir precisar.

“Ele estava na vila durante o ataque, fugiu com outras pessoas para o mato e as forças de segurança conduziram-nos para zona segura”, relatou.

Fontes no porto de Pemba ligadas à operação de resgate referiram que o desembarque do navio que se encontra na baía de Pemba não decorreu no domingo durante a noite por questões de segurança. Todos os deslocados são escrutinados por forma a despistar possíveis insurgentes misturados com a população, um dos receios relatados desde a primeira hora pelas autoridades que têm insistido nos apelos à vigilância por parte da população. Quem espera relata que além do navio já ancorado, outro vem a caminho de Pemba e um terceiro estava a sair do distrito de Palma.