“O meu avô era um homem extraordinário e parte de uma geração extraordinária”, escreveu o duque de Cambridge na respetiva conta de Instagram. William publicou uma fotografia de Filipe, que morreu na passada sexta-feira aos 99 anos, na companhia do pequeno George — a legenda ficou reservada para uma sentida homenagem pública ao duque de Edimburgo, onde o príncipe admite que tanto ele como a mulher vão continuar a apoiar a rainha nos próximos anos. “Vou ter saudades do meu avô, mas sei que queria que continuássemos o nosso trabalho”, continuou.

Na publicação partilhada na tarde desta segunda-feira, William escreveu que a vida de Filipe, que faria 100 anos a 10 de junho, foi definida pelo serviço ao país e à Commonwealth, mas também à rainha, sua mulher, e à família. “Sinto-me sortudo não apenas por ter tido o seu exemplo para me guiar, mas também pela sua presença duradoura na minha vida adulta — tanto nos bons momentos como nos dias mais difíceis”, escreveu, acrescentando que ficará para sempre grato pela mulher ter tido tantos anos para conhecer Filipe e pela gentileza que este sempre demonstrou para com Kate. “Nunca vou dar por garantidas as memórias especiais que os meus filhos terão sempre com o seu bisavô”, continuou, destacando o sentido de aventura e o humor “malicioso” de Filipe.

A fotografia foi tirada por Kate, duquesa de Cambrigde

Num comunicado mais pessoal, publicado logo após a mensagem de William, Harry descreveu o avô como um homem de “honra e de grande humor”, capaz de captar a atenção de qualquer sala onde se encontrasse dado o seu charme — “E também porque nunca sabíamos o que ele ia dizer a seguir”. Apesar de Filipe ser recordado como consorte, soldado condecorado, príncipe ou duque, Harry optou por destacar o papel deste enquanto avô: “O mestre do churrasco, uma lenda da brincadeira e atrevido até ao fim”. Harry agradeceu ainda o apoio que Filipe prestou em vida à rainha e por ter sido sempre ele próprio.

Assegurando que o avô “vai fazer muita falta” e que será sempre “lembrado pela nação e pelo mundo”, o duque de Sussex esclareceu que ele, Meghan, Archie e a futura bisneta (a menina que é esperada este verão) terão sempre “um lugar especial” para Filipe nos respetivos corações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR