Março não foi um grande mês para o comércio dos automóveis que recorrem em exclusivo à locomoção eléctrica. Ao transaccionar apenas 685 unidades, os EV registaram menos 30,3% do que os 983 veículos vendidos no terceiro mês de 2020, o que representou uma queda importante, especialmente porque, se considerarmos o mercado total (com todos os veículos ligeiros, independentemente do tipo de combustível), as vendas subiram 19,8%.
As explicações para este mau resultado são várias, a começar pelo esforço em reforçar a venda de modelos híbridos plug-in por parte de muitos construtores. Mas a realidade é que apesar de a oferta de veículos a bateria continuar a aumentar, com a chegada das primeiras unidades de modelos como o VW ID.4, Volvo XC40 Recharge, BMW iX3 e Mercedes EQA, a procura deste tipo de veículos caiu. E, se considerarmos os valores relativos ao acumulado das vendas nos três primeiros meses do ano, então o “tropeção” dos eléctricos atinge os 41%.
O modelo eléctrico mais procurado em Março foi o Tesla Model 3, que vendeu 161 unidades, batendo o Nissan Leaf (70), Peugeot e-2008 (57), Peugeot e-208 (46) e Renault Zoe (40). A seguir ao top 5, surgiu na tabela do ranking o Fiat 500e, com 33 veículos vendidos no terceiro mês do ano, batendo o novo VW ID.4 (32), Hyundai Kauai EV (32), Smart Fortwo EQ (25), VW ID.3 (21) e Citroën e-C4 (20). Pode ver abaixo os 28 modelos eléctricos que mais venderam durante Março.
Vendas de veículos eléctricos durante Março
Modelo | Unidades vendidas | |
1º | Tesla Model 3 | 161 |
2º | Nissan Leaf | 70 |
3º | Peugeot e-2008 | 57 |
4º | Peugeot e-208 | 46 |
5º | Renault Zoe | 40 |
6º | Fiat 500e | 33 |
7º | Volkswagen ID.4 | 32 |
8º | Hyundai Kauai EV | 25 |
9º | Smart Fortwo EQ | 25 |
10º | Volkswagen ID.3 | 21 |
11º | Citroën e-C4 | 20 |
12º | Audi e-tron | 18 |
13º | Mercedes EQC 400 | 16 |
14º | Renault Twingo Electric | 14 |
15º | Smart Forfour EQ | 14 |
16º | Jaguar I-Pace | 12 |
17º | Mini Cooper SE | 11 |
18º | BMW i3 | 10 |
19º | Opel Corsa-e | 10 |
20º | Porsche Taycan | 9 |
21º | Volkswagen e-up! | 8 |
22º | Kia e-Niro | 8 |
23º | Lexus UX300e | 6 |
24º | Hyundai Ioniq EV | 5 |
25º | Mercedes EQA | 4 |
26º | DS 3 Crossback E-Tense | 2 |
27º | Tesla Model X | 1 |
28º | Volvo XC40 Recharge | 1 |
No acumulado do 1º trimestre, continuou a ser o Model 3 o mais procurado, com 314 veículos, isto numa altura em que os Model S e X não têm modelos para entrega, devido ao restyling que está a ser operacionalizado. Atrás do eléctrico norte-americano surge o e-2008, com 149 unidades, à frente do Leaf (135), e-208 (99), Zoe (89), Audi e-tron (76), 500e (71) e ID.3 (61).
Vendas de veículos eléctricos durante o 1º trimestre
Modelo | Unidades vendidas | |
1º | Tesla Model 3 | 314 |
2º | Peugeot e-2008 | 149 |
3º | Nissan Leaf | 135 |
4º | Peugeot e-208 | 99 |
5º | Renault Zoe | 89 |
6º | Audi e-tron | 76 |
7º | Fiat 500e | 71 |
8º | Volkswagen ID.3 | 61 |
9º | Smart Fortwo EQ | 56 |
10º | Hyundai Kauai EV | 56 |
11º | Citroën e-C4 | 45 |
12º | Mini Cooper SE | 42 |
13º | Porsche Taycan | 38 |
14º | Volkswagen e-up! | 36 |
15º | Opel Corsa-e | 35 |
16º | Jaguar I-Pace | 34 |
17º | Kia e-Niro | 33 |
18º | Volkswagen ID.4 | 32 |
19º | Mercedes EQC 400 | 30 |
20º | Renault Twingo Electric | 24 |
21º | Smart Forfour EQ | 24 |
22º | BMW i3 | 21 |
23º | Lexus UX300e | 17 |
24º | Hyundai Ioniq EV | 14 |
25º | DS3 Crossback E-Tense | 10 |
26º | BMW iX3 | 9 |
27º | Mazda MX-30 | 7 |
28º | Mercedes EQA | 4 |
29º | Tesla Model X | 1 |
30º | Tesla Model S | 1 |
31º | Honda-e | 1 |
32º | Volvo XC40 Recharge | 1 |