Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A primeira loja de rua oficial da Google vai abrir na quinta-feira, em Nova Iorque, no bairro de Chelsea. À semelhança de outras lojas de concorrentes diretos, como as Apple Store ou as Microsoft Store (estas últimas fecharam em todo o mundo devido à pandemia de Covid-19), a Google vai vender produtos da marca, como os smartphones Pixel, e até merchadising com o logotipo da empresa, como t-shirts e chapéus.

A Google anunciou que ia ter uma loja física oficial em maio. Na altura, em comunicado, a empresa tecnológica norte-americana afirmou que este local “será um espaço onde os clientes podem experimentar de uma forma útil o hardware e serviços” da Google. Entre este produtos que estarão à venda vão estar também as câmaras inteligentes da Nest, produtos Fitbit, computadores Pixelbooks ou as consolas Stadia.

Uma das outras características que esta loja oficial da Google terá é um serviço de apoio ao cliente para “ajudar os visitantes a obter o máximo de um dispositivo, como solucionar um problema, consertar o ecrã de um Pixel ou ajuda na instalação de uma app”. Este serviço é semelhante ao “Genius Bar” que a Apple tem nas suas lojas, por exemplo.

Sendo uma experiência física em tempos de pandemia, a Google acautela que tomou todas as medidas para garantir a segurança dos consumidores. “As nossas expectativas de como fazemos compras mudaram significativamente, e para sempre, devido à pandemia de Covid-19”, assume a empresa. Contudo, “muitos clientes ainda querem experimentar o hardware antes de comprá-lo – e aprender como é, como se parece e como se fica nas suas mãos”, adianta a Google.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[O vídeo de apresentação da primeira Google Store]

A empresa ainda não avançou se está a preparar a abertura de mais lojas. Na mesma nota, a Google explica que escolheu Nova Iorque por estar presente na cidade “há 20 anos”, empregando aí “mais de 11 mil funcionários”. “Vemos a loja como uma extensão natural de nosso compromisso de longa data com a cidade”, diz a empresa.