790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Internamentos com Covid-19 ultrapassam os 700 em Portugal, máximo desde março

Este artigo tem mais de 2 anos

O número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses subiu para 729, valor mais alto desde março. Incidência já passa dos 300 casos por 100 mil habitantes.

Lisbon residents confined to region at weekends as COVID-19 spikes
i

NurPhoto via Getty Images

NurPhoto via Getty Images

Nas últimas 24 horas foram registados 1.782 novos casos de Covid-19 em Portugal, segundo a informação divulgada esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Apesar da diminuição de casos face aos últimos dias, o número de mortes continua elevado: os dados da DGS assinalam, também, 8 óbitos cuja causa foi atribuída à infeção pelo novo coronavírus. E o número de internados regressou a níveis de março.

No domingo tinha havido 2.323 novas infeções, uma diminuição significativa ao fim de quatro dias acima dos 3.000 casos. Há precisamente uma semana eram 1.483 infeções (5 de julho) e uma semana antes 902 (28 de junho). Existe alguma flutuação semanal no ritmo de contágios, que tendem a ser mais baixos à segunda-feira pelo facto de os dados dizerem respeito às 24h de domingo.

Os últimos dados mostram que a incidência já passa dos 300 casos por 100 mil habitantes, apesar de o indicador de transmissibilidade R(t) ter diminuído.

O quadro de risco, que o Governo usa para determinar o ritmo das medidas de restrição a aplicar para conter a pandemia, foi atualizado esta segunda-feira, indicando que o índice de transmissibilidade (R(t) desceu para 1,16 a nível nacional (era 1,18 na atualização anterior, a dia 9 de julho). Em Portugal continental está em 1,16 (na sexta era 1,19).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, no mesmo quadro, a taxa de incidência a nível nacional sobe para 315,6 casos de infeção por cada 100 mil habitantes no país — na sexta-feira eram 272. Em Portugal continental o valor é de 325,2 (a 9 de julho era 280,5).

O número de doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses subiu para 729 (são mais 57 face ao dia anterior). Nos cuidados intensivos estão 163 pessoas, mais 10 do que ontem.

Desde o dia 23 de março (743) que os valores não estavam tão elevados. Nos últimos três dias o número de pessoas internadas em Portugal tinha vindo a aumentar sucessivamente — 617, 632 e 672, a 9, e 10 e 11 de julho, respetivamente.

Neste momento há 46.048 casos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em Portugal (são mais 746 face ao dia anterior).

Nas últimas 24 horas foram 1.028 as pessoas que recuperaram da doença e 1.137 as que foram colocadas sob a vigilância das autoridades de saúde, por terem tido contacto com casos positivos. No total, recuperados ascendem aos 846.544 — num universo de 909.756 infeções.

Nas últimas 24 horas morreram 8 pessoas, seis homens e duas mulheres — quatro homens e duas mulheres com mais de 80 anos e dois homens na faixa etária dos 70 aos 79 anos. Três das vítimas mortais dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo, duas eram do Norte, outras duas do Centro e uma do Algarve.

No que toca à distribuição geográfica dos novos casos, Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar cerca de metade das infeções, com 864 dos 1.782 novos casos, o que diz respeito a 48% das novas infeções. Segue-se o Norte do país, com 536 infeções, o que corresponde a 30%.

O Algarve é a terceira região com mais casos, totalizando 202 novas infeções. Segue-se o Centro com 87, os Açores com 40 e a Madeira com 14. O Alentejo soma 38 novos casos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora