Além dos automóveis e motos, os produtos mais conhecidos fabricados pela Honda, a empresa nipónica possui ainda uma divisão náutica, que produz motores fora de borda concebidos a partir de motores de automóveis “marinizados”, e a Power Equipment, que fabrica tudo o que é necessário para jardinagem, de bombas de água a corta-relvas e aparadores, passando pelos escarificadores. A mais recente criação desta divisão da marca japonesa, que continua a ter nos automóveis a sua principal fonte de negócios, é uma micro-escavadora de aspecto simpático e funcional, ideal para pequenas (e profundas) intervenções.

Ao contrário do restante equipamento de jardinagem que constrói, a retroescavadora da Honda é 100% eléctrica, cujos motores são alimentados por baterias dos motociclos eléctricos. Denominada PC 01E, esta escavadora quase de bolso deriva directamente da Komatsu PC 01, onde a ausência do “E” significa que depende exclusivamente de motor de combustão para trabalhar.

A parceria assinada entre a Honda e a Komatsu, para partilharem a PC 01, permitiu que a Honda recorresse às baterias das motos e scooters eléctricas para alimentar o motor eléctrico que permite à micro-escavadora deslocar-se mesmo em pisos enlameados ou em mau estado, graças às lagartas, e escavar com grande à vontade, apesar da pá escavadora de pequenas dimensões.

Prometendo ainda assim abrir buracos (e tapá-los) mais depressa do que uma equipa de homens, e sem provocar dores nas costas, a Honda PC 01E é uma pequena máquina de trabalho que apetece comprar mesmo por aqueles que não têm jardim ou não necessitam de abrir qualquer buraco. E o facto de ser eléctrica significa que nem sequer incomoda a vizinhança.

Enquanto a Honda não anuncia o preço do novo “brinquedo”, veja aqui a trabalhar a sua parente a gasolina da Komatsu:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR