Muita coisa cabe nos 60 metros de profundidade da Deep Dive Dubai: prédios submersos, mesas de jogos e, claro, 14 milhões de litros de água — o volume de seis piscinas olímpicas. Depois do arranha-céus mais alto do mundo e do maior centro comercial alguma vez construído, o Dubai inaugurou outra atração recorde: a piscina de mergulho mais profunda do mundo — roubando assim o título à piscina na Polónia com uma profundidade de mais de 45 metros. Foi no passado dia 27 de junho que a Guinness lhe concedeu o título de: “A piscina mais profunda para o mergulho”:

Instalada numa estrutura em forma de ostra com 1.500 metros quadrados, a piscina tem uma verdadeira cidade abandonada no seu interior. Os mergulhadores podem explorar apartamentos submersos abandonados e até jogar bilhar subaquático ou matraquilhos. De acordo com a CNN, a piscina funciona como uma cinema subaquático: dentro da piscina foram instalados sistemas de iluminação e som de última geração para criar ambientes diferentes.

“Não é apenas a mais profunda e maior piscina do mundo. Há tantas coisas que não é justo chamá-la de piscina”, disse o diretor do Deep Dive Dubai, Jarrod Jablonski, à CNN.

Por enquanto, é preciso um convite para mergulhar na piscina, mas a atração será aberta ao público ainda este ano. O príncipe herdeiro de Dubai, o xeque Hamdan bin Mohammed Al Maktoum, é um fã de mergulho e foi um dos primeiros visitantes. Nas redes sociais, partilhou a sua experiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Deep Dive Dubai oferece cursos para iniciantes em mergulho e também para mergulhadores profissionais. Segundo a CNN, os mergulhadores também podem explorar a piscina e a cidade subaquática por conta própria depois de um passeio com um dos guias de mergulho do local. Em toda a piscina foram instaladas cerca de 56 câmaras para garantir a segurança dos mergulhadores em todos os cantos. 

Para quem não é fã de mergulho, o complexo tem também um restaurante equipado com grandes janelas e ecrãs que permitem ver o interior da piscina, do lado de fora.

Devido à profundidade, o Deep Dive Dubai publicou até aviso no seu site a alertar que não é boa ideia visitar o famoso Burj Khalifa, o maior arranha-céus do mundo, depois de mergulhar: “Depois de qualquer mergulho, é recomendável esperar de 18 a 24 horas antes de subir mais de 300 metros de altura. No entanto, não há risco em mergulhar depois de visitar o prédio mais alto do mundo.”