Joe Berardo já apresentou uma proposta de garantia da caução de cinco milhões de euros ao juiz Carlos Alexandre, sabe o Observador — a caução será paga caso o juiz de instrução criminal aceite o que foi proposto, como decorre da lei.

O empresário madeirense foi detido no início deste mês, num inquérito em que se investigam créditos ruinosos para a Caixa Geral de Depósitos, e é suspeito da prática de crimes de branqueamento, fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e de descaminho.

O Juiz Carlos Alexandre decidiu no dia 2 de julho, após promoção do Ministério Público, e tendo em conta o “perigo de fuga/subtração à ação da justiça”, que Joe Berardo aguardasse os próximos passos da investigação sujeito às seguintes medidas de coação:

  • “Proibição de contactar, por qualquer meio diretamente ou por interposta pessoa, André Luiz Gomes [o seu advogado também arguido] ou de se dirigir às respetivas casas ou postos de trabalho”; “Proibição de contactar, por qualquer meio diretamente ou por interposta pessoa, qualquer Sócio, associado ou colaborador da Luiz Gomes & Associados, bem como de se dirigir à respetiva sede ou instalações”;
  • “Proibição de contactar, por qualquer meio, com os seguintes indivíduos que ali se identificam ou de se dirigir às respetivas casas ou postos de trabalho”;
  • “Proibição de se ausentar de território nacional, devendo, no prazo de 5 dias, entregar o seu passaporte à ordem dos presentes autos”;
  • “Proibição de se deslocar ou de frequentar as sedes/instalações das pessoas coletivas que ali se identificam”;
  • “Prestação, no prazo de 20 dias, de caução no valor de €5.000.000,00, à ordem dos presentes autos, através da colocação desse valor em depósito autónomo à ordem dos presentes autos, da constituição de hipoteca sobre imóvel com valor não inferior a €5.000.000,00, da constituição de garantia bancária com cláusula “on first demand” ou por outro meio reputado admissível pelo Exmo. Juiz de Instrução Criminal”.

E foi para cumprir esta última medida de coação que Berardo apresentou agora uma proposta de prestação da caução, que terá de ser validada pelo magistrado.

Berardo fica em liberdade mas terá de depositar caução de 5 milhões. Pode usar bens ou ser outra pessoa a pagar, “até pode ser a Santa Casa”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recorde-se que as medidas foram impostas por Carlos Alexandre, a 2 de julho, que as justificou com os argumentos de “existir perigo de fuga/subtração à ação da justiça no tocante ao arguido José Berardo e perigo de perturbação do inquérito relativamente a ambos os arguidos”, conforme o comunicado do Conselho Superior da Magistratura.

O juiz “considerou fortemente indiciada a prática, por Berardo e pelo seu advogado André Luiz Gomes, em coautoria material e na forma consumada”, de oito crimes de burla qualificada, um crime de branqueamento, um crime de fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificado e um crime de descaminho.

As cauções de valor elevado — no caso de Joe Berardo, cinco milhões de euros —, justificam-se pelo facto de o empresário e o advogado serem suspeitos de burla qualificada, num esquema que terá lesado a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco em mais de mil milhões de euros.

André Luiz Gomes, que tem um caução de um milhão de euros, está indiciado por vários crimes, como o de burla qualificada, em regime de co-autoria com Joe Berardo, e em termos individuais pelo alegado crime de fraude fiscal qualificada de cerca de um milhão de euros, além de falsificação de documento.