314kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

"Bem-vindos a Brignoles". A nova vida do casal Clooney na Provença

O presidente da câmara local anunciou oficialmente a chegada dos novos vizinhos. Instalados na majestosa Le Canadel, depois de longa disputa, são a nova predileção dos locais. "São muito charmosos".

13 fotos

“Bem-vindos a Brignoles!”. Foi com uma saudação de boas vindas e a devida foto acompanhado do casal que Didier Brémond partilhou com a comunidade o nome dos mais recentes vizinhos. “Agora é oficial, George e Amal Clooney são residentes no nosso lindo município. Tive o prazer de conhecê-los, a convite deles, na propriedade de Canadel, onde em breve se instalarão”, anunciou no Facebook a 22 de julho. “A sua chegada pode ser muito boa para nós”, arriscou no começo do ano. “Com George Clooney, atingimos outra dimensão”, continuou, numa clara alusão ao peso mediático e retorno que a região, já anteriormente cobiçada pelas estrelas de Hollywood, pode alcançar com o contributo de um dos pares mais célebres.

“São muito charmosos”, comentam os locais, rendidos a George e a Amal, a principal atração entre os cerca de 17 mil habitantes, enquanto o Le Parisien faz a crónica deste nova etapa, uma alternativa mais recatada (pelo menos até ver) à movimentada St Tropez por esta altura. Eis a Califórnia do sul a la française, aponta a The Economist, que aproveita as novidades sobre os Clooney para se alongar sobre o papel da esquerda e direita neste momento do mapa.

A mudança do ator não é propriamente uma novidade. Em maio, circulava que os Clooney tinham debaixo de olho o magnífico edifício do século XVIII incrustrado na região da Provença, no sul de França, a um pulo de Brignoles, no coração daquela que é conhecida como a “Provença Verde”. No site da Leading Estates of the World, ainda é possível apreciar várias imagens do exterior e interior deste refúgio, que então ascendia no mercado aos 7.900,000 euros — e que pode espreitar na fotogaleria.

Remodelada de forma profunda em 1993 por Bruno Lafourcade, o especialista em restauração mais procurado no sul da França, que mantendo muitas de suas características originais, no total falamos de 900 metros quadrados de área construída, localizados num parque com 170 hectares, com lago, piscina, court de ténis, olival, campo de lavanda, e vinhedos. A escolha terá sido fácil para os Clooney, que de acordo com a Paris Match terão comprado a casa, mobilada, por videoconferência pelos tais cerca de 8 milhões de euros. Em junho, o processo ter-se-á acelerado, com a mesma revista a garantir que apesar de uma renovação completa ter sido empreendida pelos anteriores donos, Richard e Diana Wiesener, um casal australiano, Amal e George terão apostado em nova decoração e investido no reforço de segurança na área do jardim, de forma a garantir privacidade máxima para si e para os seus gémeos.

O repouso no paraíso depois de uma dura batalha

À Wine Spectator, o gabinete do presidente da câmara confirmou há dias que estava por fim resolvida uma disputa legal que envolveu os Clooney e outra parte interessada na propriedade em questão, também conhecida pela sua vinha — de resto, Canadel fica a escassos 30 minutos de distância de carro de Château Miraval, detido pelo ex-casal Brad Pitt e Angelina Jolie. Ainda mais próximo, a meros 20 minutos, situa-se Château Marguï, propriedade de George Lucas.

Foi precisamente há poucos meses, quando o interesse de Clooney se tornou público, que se soube que outro potencial interessado teria assinado um contrato de promessa compra e venda em agosto de 2020, por seis milhões de euros. Nesse mesmo mês, daria entrada com um processo no tribunal de Draguignan, contestando a transação. O advogado do queixoso, Guy Azzari, contava então que até chegar a julgamento o caso podia levar vários meses. Em nenhum momento, no entanto, surgiu a informação de que os Clooney estariam em falha em todo este processo, que acabou por ser resolvido de forma mais célere do que o inicialmente previsto. E George e Amal puderam assim instalar-se no seu novíssimo pied-à-terre.

A página está a demorar muito tempo.