Dusty Hill, baixista dos ZZ Top morreu esta quarta-feira, aos 72 anos, revelaram os companheiros de banda Billy Gibbons e Frank Beard, numa publicação no Instagram.

“Estamos tristes com a notícia de que o nosso Compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia em sua casa em Houston, Texas. Nós, junto com a legião de fãs dos ZZ Top em todo o mundo, sentiremos falta da sua presença constante, da sua natureza gentil e do compromisso duradouro de crescer do ‘bottom’ ao ‘Top’. Estaremos para sempre ligados àquele ‘Blues Shuffle in C’. Sentiremos a tua falta, amigo“, pode ler-se na mensagem assinada por Frank e Billy.

https://www.instagram.com/p/CR4ZTatq0L1/

No dia 23 de julho, a banda já tinha anunciado que Dusty se retiraria temporariamente dos palcos pela gravidade do seu estado de saúde, depois de ter sido operado à anca.

“Gostaríamos de partilhar convosco que Dusty, o nosso destemido baixista, está num curto desvio dos palcos para tratar um problema na anca. Esperamos uma rápida recuperação que o traga de volta aos palcos muito brevemente! Mas a seu pedido, the show must go on!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A banda já tinha contratado um baixista substituto — Elwood Francis, mas depois da morte do músico decidiu adiar os próximos concertos.

https://www.facebook.com/100044386957859/posts/363510058471890/?d=n

Dusty foi um dos membros fundadores originais dos ZZ Top, em 1969, a que se seguiu uma carreira de mais de 50 anos. Deixou também um marco de evolução nos géneros hard rock, country rock e country blues, ao lado dos outros membros da banda.

Com um visual famoso pelas longas barbas e sempre presentes óculos de sol, os ZZ Top começaram como uma banda de blues, mas eventualmente adotaram um som de rock tradicional. Rapidamente, muito pela inovação de sonoridades e pela imagem marcante, foram lançados para os tops nas décadas de 70 e 80. Produziram 15 álbuns ao longo da sua carreira e estima-se que tenham vendido 50 milhões de álbuns por todo o mundo.

Em 2004, os ZZ Top foram homenageados ao serem introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame e, por todo o sucesso comercial que tiveram, atingiram discos de ouro, platina, multiplatina e até mesmo um disco diamante com o álbum “Eliminator”, de 1983.

Tendo produzido músicas tão influentes no mundo do rock como “Give Me All Your Lovin”, “La Grange”, “Sharped Dressed Man” e “Legs”, Dusty deixou o seu marco por todo o mundo nas digressões realizadas a todos os cantos do mundo.