A composição da gama do Sandero, que se estrutura em três níveis de equipamento, estará a ser revista, não sendo evidente que se mantenha no catálogo a versão de entrada – precisamente aquela que permite ao utilitário romeno esgrimir como argumento de venda um preço de acesso à gama abaixo da barreira psicológica dos 10.000€. A informação foi avançada pelo tradicionalmente (muito) bem informado L’Argus, com a publicação francesa a adiantar que está em cima da mesa a hipótese de simplificar a estruturação da gama, o que passará por replicar no utilitário a oferta da variante crossover. O Sandero Stepway é comercializado apenas nos níveis Essential e Comfort e o mesmo deverá acontecer ao Sandero.

Cerca de 9000€. Carro mais barato do mercado está cada vez melhor

Em Portugal, a versão (Access) ainda se mantém no configurador da marca, sendo proposta por 9300€, valor que no limite pode subir 100€ se incluirmos o único extra disponível, o pneu sobressalente, pois o que faz parte do equipamento de série (que pode consultar aqui) é o kit para encher ou reparar pneus. Ainda não surgiu qualquer confirmação oficial de que o Sandero mais barato vai ser descontinuado, mas são vários os factores que levam a crer que o caminho a seguir será esse. Primeiro, porque é o que já acontece com a carroçaria mais aventureira. Segundo, porque também o popular Duster eliminou o nível de equipamento Access, em alguns mercados, desde que foi lançado comercialmente após a renovação de que foi alvo. Terceiro, porque a dinâmica de vendas justificaria a decisão.

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Mas, mais importante do que esses três argumentos, é a posição do CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, que quer a Renault a competir com a Peugeot e a Dacia a fazer frente à Citroën, estratégia que necessariamente obrigará a uma revisão dos preços para cima, em linha com a melhoria que o construtor low-cost tem vindo a evidenciar nos seus mais recentes lançamentos, inclusivamente nesta terceira geração do Sandero. E isso é incompatível com a imagem “humilde” e a fraca dotação tecnológica da linha Access.

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Os pára-choques pretos em plástico estão longe de atrair compradores e o interior austero tão pouco cativa, a não ser aqueles que querem (ou precisam) mesmo adquirir um carro novo por menos de 10.000€. Sucede que o nível de equipamento acima, o Essential, faz justiça ao nome e passa a integrar uma série de equipamento que justifica um ligeiro esforço na compra.

Por apenas mais 750€, o cliente leva para casa um automóvel com melhor aspecto, pois os pára-choques passam a ser na cor da carroçaria e há mais cores para além do “Branco Glaciar” do Access. O nível de equipamento Essential reforça ainda a sua competitividade ao acrescentar, de série, itens como o sistema de infoentretenimento com ligação Bluetooth e comandos no volante para o rádio, ou o painel de instrumentos TFT (em vez de LCD), o que só por si ameniza a simplicidade do habitáculo. O fecho centralizado com comando à distância, o cruise control e o fecho automático das portas em andamento não se encontram no Sandero Access, mas no Essential são oferecidos de série. Curiosamente, segundo a publicação francesa, o grosso das vendas (85%) recai na versão mais cara e mais bem equipada, a Comfort, com o Access a conquistar uns míseros 3% do total de vendas Sandero/ Sandero Stepway e daí o interesse em suprimir esta versão de acesso à gama. Veja abaixo um comparativo Access/Comfort: