Em atualização

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio, internado desde sexta-feira no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, está “estável”, informou este sábado o seu gabinete à agência Lusa. A mesma fonte revelou que a situação clínica de Jorge Sampaio “está estável” e que “as dificuldades respiratórias continuam a ser acompanhadas pela equipa médica que o segue”, sem adiantar mais pormenores.

Jorge Sampaio foi esta sexta-feira internado na unidade de cuidados intensivos cardíacos de Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde é normalmente seguido, confirmou ao Observador a assessora do antigo Presidente da República. Sampaio deu entrada naquele hospital esta sexta-feira de manhã, com problemas respiratórios, disse a mesma fonte. O estado do antigo Presidente da República era considerado grave.

Em comunicado a que a Agência Lusa teve acesso, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental confirmou o internamento no Hospital de Santa Cruz, acrescentando que o ex-Presidente da República “se encontra em observação/vigilância médica”.

Também esta sexta-feira, e pouco tempo depois de se conhecer a informação do internamento, o Presidente da República anunciou que Jorge Sampaio estava “sedado” e “num processo de estabilização em termos respiratórios”. Marcelo de Rebelo de Sousa disse ainda que “pouco a pouco iam retirar a sedação e os médicos ver a sua reação”. “Desejamos agora que todas as notícias sejam boas e que haja uma recuperação do Presidente Sampaio.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta aos jornalistas à margem de uma visita à Feira do Livro do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que “tinha estado” com Jorge Sampaio há “20 dias” e que o ex-Presidente aparentava estar “cansado” e “prostrado”. “O que desejamos é que os cuidados médicos proporcionados pelo Serviço Nacional de Saúde tenham êxito e que [Jorge Sampaio] possa recuperar desta crise, que é naturalmente uma crise que preocupa os portugueses.”

O doente, de 81 anos, foi, primeiro, estabilizado no serviço de cardiologia. O Observador sabe que só ao início da tarde de sexta-feira foi possível dar início aos exames necessários para fazer um diagnóstico mais concreto. Segundo a RTP3, os exames não “revelaram alterações agudas ao estado de saúde de Jorge Sampaio”.

Jorge Sampaio estava de férias no Algarve, onde foi primeiramente assistido. Só depois foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Cruz, noticiou a Sábado.

Notícia atualizada às 12h50 deste sábado, com a indicação de que Jorge Sampaio se encontra estável