O cabeça de lista do PAN à Câmara de Coimbra defendeu esta quinta-feira o conceito de eco bairro para que as pessoas “junto do local onde vivem” possam ter espaços verdes e serviços sem se deslocarem para outras zonas da cidade.

Filipe Reis disse que pretende “desenvolver a cidade”, tendo por base o conceito de Eco Bairros e de modo a facilitar a mobilidade na cidade.

O conceito de Eco Bairro consiste em ter “junto ao local onde se vive um espaço verde de proximidade” e “comércio de proximidade como as frutarias, o café ou a pastelaria”, disse esta quinta-feira o candidato à agência Lusa.

Filipe Reis deu o exemplo de que “não faz sentido” as pessoas irem de “carro para ir correr ao Choupal”, quando com este conceito têm os espaços verdes perto de casa onde podem “passear os seus animais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia é que, “se for possível”, e se existir “terrenos disponíveis” para o efeito, o bairro contemple “pequenas hortas urbanas e centros de compostagem comunitária, nos quais as pessoas possam colocar os resíduos orgânicos”.

Caso seja eleito, vai “lutar para que as novas urbanizações ou as reabilitações existentes tenham sempre como orientação este conceito”.

“Numa urbanização em que há 20 ou 30 edifícios e em que todos têm autorização para habitação, do rés-do-chão ao primeiro andar, é claro que não vai haver ali nenhuma pastelaria no bairro, pela simples razão de que todos os edifícios estão autorizados exclusivamente para a habitação”, explicou.

No caso de Coimbra, em situações onde já existam bairros, o objetivo passa pela reabilitação, por “negociação”, “sensibilização dos próprios proprietários e por se facilitar a alteração do uso”.

No que diz respeito à reabilitação dos edifícios, Filipe Reis sublinhou que existem fatores nas obras que vão ter de ser pensados, designadamente a “eficiência energética”, “aproveitamento das águas”, uso de “biomateriais” e que aqueles, “climaticamente, sejam pouco consumidores de energia”.

O candidato do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apontou que este conceito tornará a “vida dos cidadãos mais saudável, agradável e a da própria cidade também”.

Relativamente à mobilidade, o PAN defendeu adequação dos horários do transporte coletivo da cidade às necessidades da população, bem como a criação de “pontos intermodais”, articulados com a ferrovia.

Nas eleições marcadas para dia 26 concorrem à Câmara Municipal de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).