Os veículos com baterias recarregáveis são, simultaneamente, uma necessidade e um bom argumento de venda. Necessidade, porque os construtores precisam de os transaccionar “como de pão para a boca”, pois só assim conseguem reduzir a média das emissões de dióxido de carbono de toda a gama. Um bom argumento porque, devido aos subsídios e à crescente oferta, há cada vez mais potenciais interessados em adquirir veículos que confiam em motores eléctricos parcial ou totalmente.
Vendas de eléctricos – Agosto 2021
Marca | Modelo | Unidades | |
1º | Volkswagen | ID.3 | 7904 |
2º | Tesla | Model 3 | 7824 |
3º | Volkswagen | ID.4 | 4624 |
4º | Renault | Zoe | 4032 |
5º | Ford | Mustang Mach-E | 3621 |
6º | Kia | e-Niro | 3561 |
7º | Skoda | Enyaq | 3541 |
8º | Tesla | Model Y | 3478 |
9º | Volkswagen | e-up! | 3219 |
10º | Fiat | 500e | 3152 |
Em Agosto, na Europa a 26, foram comercializadas 713.714 novas viaturas, das quais cerca de 149 mil montavam mecânicas 100% eléctricas (BEV) ou híbridas plug-in (PHEV). Há um par de anos, os PHEV lideravam as tabelas de vendas, por a oferta ser superior e os preços mais baixos do que a concorrência exclusivamente a bateria. Mas a autonomia destes últimos tem vindo a subir e os preços a descer, o que, associado à crescente oferta e variedade, explica o peso crescente dos veículos 100% eléctricos.
Vendas de eléctricos de Janeiro a Agosto
Marca | Modelo | Unidades | |
1º | Tesla | Model 3 | 76.440 |
2º | Volkswagen | ID.3 | 44.625 |
3º | Renault | Zoe | 38.872 |
4º | Volkswagen | ID.4 | 33.543 |
5º | Hyundai | KauaiElectric | 28.260 |
6º | Fiat | 500e | 26.064 |
O líder entre os modelos exclusivamente a bateria foi o ID.3 da Volkswagen, que colocou nas mãos de clientes 7904 unidades, batendo o Model 3 da Tesla, que transaccionou 7824 veículos. O ranking dos eléctricos mais vendidos continua com o VW ID.4 (4624), o Renault Zoe (4032) e o Ford Mustang Mach-E (3621), modelo que encerra o top 5 dos mais vendidos. A seguir, surgem o Kia e-Niro (3561), o Skoda Enyaq (3541), o Tesla Model Y (3478), o VW e-up! (3219) e o Fiat 500e (3152).
Vendas de PHEV em Agosto de 2021
Marca | Modelo | Unidades | |
1º | Ford | Kuga | 3512 |
2º | Mercedes | GLC | 2670 |
3º | BMW | Série 3 | 2343 |
4º | Mercedes | Classe A | 2296 |
5º | Cupra | Formentor | 2192 |
6º | Seat/Cupra | Leon | 2166 |
7º | Peugeot | 3008 | 1966 |
8º | Hyundai | Tucson | 1889 |
9º | BMW | X3 | 1696 |
10º | Audi | A3 | 1692 |
Já a tabela dos PHEV revela valores inferiores em mais de 50%, com o estatuto de modelo mais vendido a pertencer ao Ford Kuga (3512), seguido do Mercedes GLC (2670), BMW Série 3 (2343), Mercedes Classe A (2296) e Cupra Formentor (2192). Imediatamente depois deste lote dos cinco mais vendidos, encontram-se o Seat/Cupra Leon (2166), Peugeot 3008 (1966), Hyundai Tucson (1889), BMW X3 (1696) e Audi A3 (1692).