790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Melo avisa CDS: "Ou nos adaptamos, ou morremos"

Este artigo tem mais de 2 anos

O candidato à liderança do CDS defende que o partido tem de eleger Iniciativa Liberal e Chega como verdadeiros adversários e não ter "medo". Melo disse ainda que Costa está "em absoluto desespero".

Nuno Melo na Escola de Quadros do CDS Portimão
i

Duarte Drago

Duarte Drago

Nuno Melo entende que se o CDS não corrigir o rumo e continuar sem ter “mensagens nítidas” capazes de dar resposta aos anseios do eleitorado que sempre foi o seu, então, correrá o risco de ter o mesmo desfecho que muitos dos seus congéneres europeus e desaparecer. “Ou nos adaptamos, ou morremos”, avisou o eurodeputado.

Mesmo antes de discursar, no arranque da Escola de Quadros do CDS, que decorre este fim de semana na cidade de Portimão, Melo deixou a promessa de que não falaria sobre a disputa interna com Francisco Rodrigues dos Santos. Se é certo que, no essencial, cumpriu a promessa, a crítica à falta de capacidade de afirmação do líder do partido esteve presente em grande parte de um discurso que durou cerca de 3o minutos.

De resto, Melo começou a sua intervenção precisamente com a ideia de que o CDS corre o risco de ser varrido do mapa eleitoral se nada for feito.”Temos de evitar que suceda ao CDS o que aconteceu a muitos partidos de centro na União Europeia”, começou por dizer.

O agora candidato à liderança do CDS daria depois vários exemplos, desde a Forza Itália, ao Partido Republicano, em França, passando pelo PP, em Espanha, que ao estão hoje reduzidos a quase nada ou viram a sua capacidade de influência muito reduzida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Melo, o risco de se repetir em Portugal o que aconteceu noutros países não só é uma evidência como pode atingir diretamente o CDS. “Durante alguns anos achámos que Portugal era imune [a estes fenómenos]. E nunca é. Desde a revolução francesa que o que se passa longe chega cá. E aconteceu.”

O ataque a Ventura

Para que o CDS consiga escapar a esse destino, Melo só vê uma saída: enfrentar de frente os partidos que nasceram à direita dos democratas-cristãos, em particular o Chega e o líder André Ventura.

“Aqui chegados parece-me evidente que no nosso espaço político temos de ter o Chega e a Iniciativa Liberal como adversários. Não me venham com essa conversa de que a direita se deve centrar na esquerda. Quem nessa direita quer aniquilar o CDS, apouca as nossas lideranças, vai a votos pescando no nosso eleitorado e os nossos dirigentes, não pode ser nosso aliado, tem de ser nosso adversário e temos de os combater fortemente”, defendeu Melo.

O eurodeputado acabou por centrar mais os seus ataques, naturalmente, em André Ventura. Com uma nuance que, sendo lida à luz do contexto de disputa interna em que vive o CDS, pode ser interpretada também como uma crítica direita à dificuldade de Francisco Rodrigues do Santos em impor-se a Ventura.

“Olho para o André Ventura e não vejo um aliado; vejo alguém que quer aniquilar o CDS. Um dirigente que chama ‘Chiquinho‘ ou chama ‘menino‘ não só não está à altura do cargo como insulta o CDS inteiro”, sublinhou Melo.

“Se os eleitores olharem para o CDS e virem aquilo que sempre fomos — os democratas cristãos de origem, os liberais e os conservadores — não têm nenhuma razão para estar a procurar na Iniciativa Liberal o que sempre receberam cá dentro; ou nas aventuras do Chega o que nós podemos tratar muito melhor”, continuou.

Duarte Drago

Falando depois sobre vários temas que deviam constar da agenda de prioridades do CDS — Antigos Combatentes, Agricultura, Desigualdades Territoriais, Reforma do Sistema Político — Melo voltou a visar diretamente André Ventura e, por arrasto, a criticar implicitamente a falta de afirmação de Rodrigues dos Santos.

“Quando Ventura fala da segurança e acha que descobriu a pólvora, nós toda a vida falámos sobre segurança e não temos de ter medo de falar sobre segurança porque podem achar ‘ah, está a querer copiar o Ventura’. Desculpem: nós estávamos aqui e o Ventura ainda estava a gritar para ter atenção”, atirou Melo, sempre muito aplaudido.

“O que está a acontecer com os combustíveis é uma indignidade”

Da necessidade de combater os adversários à direita do CDS, Melo concentrou depois os seus esforços em criticar abertamente António Costa e o Governo socialista à boleia da crise dos preços de combustível.

“O que está a acontecer com os combustíveis é uma indignidade. Quem se diz socialista permite que quem não tem dinheiro mas tem de abastecer o seu carro não o possa fazer. Isto não é socialista”, sublinhou o eurodeputado, antes de se atirar ao “discurso moderninho” da transição energética.

“O que é que o preço dos combustíveis tem que ver com a transição energética? Nada. Só tem a ver com uma coisa: socialismo. 60% do preço dos combustíveis são impostos. Estes impostos são socialismo não são transição energética. Não se pode querer nacionalizar empresas, querer nacionalizar a TAP e depois querer baixar os combustíveis. Porque o socialismo vive com o dinheiro dos outros e ele não chega para tudo.”

Nuno Melo falou ainda do aumento do número de funcionários públicos e de como o país está hoje nessa matéria muito perto “do momento em que caminhávamos para a bancarrota e a intervenção da troika”.

“Não quero que o Estado seja gordo, que absorva os nossos recursos. Quero é que o Estado não atrapalhe, que permita que as empresas possam criar emprego e riqueza”, defendeu o candidato à liderança democrata-cristã.

A terminar, o eurodeputado deixou um último ataque a António Costa, um primeiro-ministro que, no seu entender, está “em absoluto desespero” ao ponto de estar a negociar alterações profundas à lei laboral só para garantir a sua sobrevivência política, ignorando que a “perspetiva laboral do BE e do PCP são o assassinato de uma economia racional e produtiva”.

“Se o Orçamento do Estado não for aprovado a única certeza que teremos é que a tal solução duradoura e estável falhou. O que equivale a dizer que o que falhou foi o primeiro-ministro”, rematou Nuno Melo.

Duarte Drago

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora