“As Doces Receitas da Minha Avó Bertha Rosa-Limpo”, de Nuno Alves Caetano

De cozinha pouco sabia — nem estrelar um ovo — mas as coisas mudaram na vida de Bertha Rosa-Limpo, uma cantora lírica da alta burguesia que acabou a mudar os hábitos culinários dos portugueses. Depois de uma marca de cosméticos, a Thaber, Bertha acabou por lançar mais tarde, depois de reunir um bom número de receitas, o mítico “O Livro de Pantagruel”, considerado umas das bíblias gastronómicas portuguesas. Agora, Nuno Alves Caetano, neto da autora que também já teve dedo nas reedições daquele clássico, lança “As Doces Receitas da Minha Avó Bertha Rosa-Limpo”, um livro de doçaria com 170 receitas selecionadas pela sua avó. Esse receituário seria para integrar “O Livro de Pantagruel” — que vai na 80.ª edição com três mil receitas — mas que nunca chegaram a entrar. Neste livro constam receitas de amores de Azeitão, bolinhos para chá Dona Maria, um bolo duquesa, uma charlotte de chocolate ou uns pastéis de nata à moda da Bertha Rosa-Limpo.

À venda a 16 de Novembro.

“À Portuguesa: receitas em Livros Estrangeiros até 1900”, de Virgílio Nogueiro Gomes

Foi há seis anos que o conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes começou a sua procura e pesquisa que viria a resultar, este ano, no “À Portuguesa: receitas em Livros Estrangeiros até 1900”, um livro com 118 receitas, de doces e salgados, encontradas pelo autor em livros de receitas estrangeiros entre 1604 e 1900. “A minha grande preocupação não foi só traduzir e identificar as receitas, foi também procurar razões históricas ou de movimentação de portugueses naqueles territórios que pudessem ter influenciado a sua existência ali”, contou Virgílio Gomes à Rádio Observador. Foram mais de uma centena de livros que teve de comprar para chegar até à sua compilação — o mais caro custou-lhe 394 euros — que arranca logo com uma receita de 1604 publicada num livro do chef dos príncipes-bispos de Liége.  Muitas das receitas ali patentes não podem ser cozinhadas porque, diz o autor, “muitos dos pratos não têm quantidades”, mas o objetivo maior foi perceber o que significava, afinal, a expressão “à portuguesa” quando usada em livros estrangeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À venda por 16,90 euros

“Tradicional e Saudável”, de João Rodrigues, Catarina Correia e Rui Paula

Dois chefs e um nutricionista entram num bar e o que acontece? Neste caso, um livro de receitas tradicionais e saudáveis, isto porque os autores acreditam que o receituário tradicional pode ser olhado com o saber científico da nutrição para poder dar aos pratos um maior valor nutritivo. A condição dos chefs Catarina Correia, que trabalha na Casa de Chá da Boa Nova, e de Rui Paula era uma: não colocar em causa a identidade das receitas. Do lado da nutrição, João Rodrigues quis melhorar a composição nutricional por dose, tanto do ponto de vista calórico como em relação ao teor dos diferentes nutrientes.Neste livro, há lugar para enchidos, fritos e sobremesas, mas com conta, peso e medida. E sabor, isso sempre.

À venda por 16,90 euros 

“O Ovo, Descascar Mitos da Galinha ao Garfo”, de Madalena Lordelo

Sabe a diferença entre os ovos de casca castanha e os de casca branca? E porque é que há gemas mais alaranjadas e outras mais pálidas? São questões que certamente já lhe passaram pela cabeça mas que chuta para a frente e acaba por nunca ver respondidas. Madalena Lordelo, professora no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, quis precisamente pôr fim a muitos dos mitos sobre os ovos e as galinhas que os põem, passando também por várias questões da indústria, tudo para combater a desinformação sobre a qualidade e produção dos ovos. Madalena até esclarece que os ovos biológicos podem não ser de maior qualidade que os de aviário, e mais: se o ovo flutuar não significa necessariamente que este esteja estragado, vale a pena anotar. A autora divide o livro por vários capítulos temáticos, todos associados a provérbios sobre ovos.

À venda por 16,90 euros  

“101 Receitas que Tem de Fazer pelo Menos uma Vez na Vida”, de Casal Mistério

“Este livro é sobre a história da nossa vida. Pode parecer um livro de culinária mas não é. É a história da nossa relação”, começam por escrever no respetivo blogue os elementos do Casal Mistério, o casalinho comensal que faz jus ao nome e se mantém no anonimato.”Podia ter sido amor à primeira vista, mas foi gula à primeira vista”. Nestas mais de 250 páginas, juntaram as 101 receitas que marcaram as suas vidas e que toda a gente devia experimentar, um livro ilustrado com imagens da fotógrafa de comida Maria Midões. Massa de trufa, bife Wellington ou a mousse de chocolate do Heston Blumenthal são algumas das receitas sugeridas.

À venda por 17,91 euros

“Viagens Pelo Mundo: Um Guia Irreverente”, de Anthony Bourdain e Laurie Woolever

Uma única conversa serviu de base a este guia póstumo do mítico chef Anthony Bourdain, assinado em conjunto com a sua assistente de mais de uma década, Laurie Woolever. Depois de morrer, o legado de Bourdain, para essa ideia que tinha tido em tempos de voltar a lançar um livro, era apenas uma hora de áudio com as ideias que o chef e apresentador americano tinha delineado para aquele que seria mais uma das suas obras. Uma obra que foi construída por Laurie que acabou a compilar em dezenas de páginas um guia de viagem por 43 países, resultado de muita pesquisa no vasto arquivo televisivo do chef, nas notas das suas infindáveis deslocações e com ajuda de testemunhos de quem lhe era próximo. O livro tem escala em Portugal — resultante das suas quatro visitas ao país — que teve direito a seis páginas: primeiro com a contextualização da afinidade do chef com o país e depois com páginas entre sugestões para Lisboa e outras para o Porto.  O guia inclui sugestões para comer obrigatórias e algumas dicas de como chegar ou onde ficar, dependendo da cidade.

À venda por 19,71 euros 

“Coisas que Eu Sei”, de Maria de Lourdes Modesto

Não haverá nome que gere mais consenso na cozinha portuguesa do que o de Maria de Lourdes Modesto. Aos 91 anos, a professora, gastrónoma e diva da gastronomia tradicional portuguesa, como é conhecida, deixou mais um livro entre o seu extenso legado, uma coletânea de saberes, sabores, segredos e receitas — “Coisas Que Eu Sei”. Nesta recente obra, Maria de Lourdes Modesto volta àquilo que faz de melhor: refletir sobre as heranças da cozinha tradicional portuguesa, homenageando-a uma vez mais. Desta vez, olhou bem lá para trás — para os sabores de infância que a marcaram à volta da mesa. Percorre um conjunto de receitas com história como a dos crepes Suzette ou a das areias de Cascais, e receitas que são incontornáveis no receituário português como é o caso do arroz-doce, pudim flan ou marmelada. A gastrónoma volta à base, que é como quem diz, a alguns dos pilares da alimentação, focando-se em receitas e nos tais “saberes” sobre a sopa, que considera ser o triunfo das virtudes, ou até mesmo as saladas, o tão idolatrado pão, os frutos do mar, a laranja que é sinónimo de Portugal no mundo, o tomate, o mel, o iogurte, a castanha e o figo, a courgete e até o gengibre. Tudo é alvo de escrutínio pela veterana da cozinha, que admite não ser “a padeira de Aljubarrota da cozinha tradicional, inflexível a qualquer mudança”.

À venda por 19,71 euros

“Cooking at Home”, de David Chang

Ou “How I Learned to Stop Worrying About Recipes (And Love My Microwave)” — no fundo é assim que funciona a cabeça do restaurante Momofuku. E a ideia veio ainda antes sequer da crise pandémica ter batido à porta, quando o chef abordou a jornalista gastronómica Priya Krishna para que escrevessem um livro sem receitas, ou seja, formas de cozinhar em casa de forma improvisada e com uma série de truques culinários e que, de certa forma, acaba a depender muito do microondas. “Cooking at Home” é uma espécie de manual de instruções sobre como improvisar na cozinha, e inclui ensaios, entrevistas com cientistas alimentares e orientação sobre como pegar em ingredientes básicos como arroz, frango, arroz ou vegetais congelados e prepará-los de forma simples e saborosa. Ambos os autores falam das respetivas mães, como fontes de inspiração, é um livro que se trata de como ”pensar como um cozinheiro…que aprendeu a deixar de pensar como um cozinheiro”.

À venda por 39,79 euros

“Cravings: All Together”, de Chrissy Teigen

Este é o seu livro mais pessoal até agora, e é Chrissy que o diz, por confessar que foi na escrita e na cozinha que se refugiou quando perdeu aquele que seria o seu terceiro filho, o bebé Jack. Neste novo “Cravings”, Teigen partilha receitas que trazem “alegria e conforto”, com o objetivo de poderem ser feitas em casa em família. Chrissy partilha as receitas que a sustentaram a ela e à sua família, as que a fizeram sentir que tudo vai ficar bem, como é o caso da sopa de lentilha vermelha clássica, torradas francesas recheadas com manteiga de amendoim e geleia, torradas de folhado Wellington ou panquecas de leitelho.

À venda por 20,70 euros 

“7 ideias”, de Jamie Oliver

São mais de 120 receitas feitas apenas com 18 ingredientes no total, os favoritos do chef britânico Jamie Oliver, cujo mais recente livro chega agora às livrarias portuguesas com receituário fácil e saboroso, para ser feito em casa por todos. Brócolos, peito de frango, batata, ovos, beringela, cogumelos, camarão ou abacate são alguns desses ingredientes escolhidos pelo chef, cujas escolhas resultaram de uma pesquisa de Jamie Oliver sobre os ingredientes que as pessoas mais compram no supermercado. Alguns deles acabam por ser desperdiçados e o chef quer ajudar a combater isso. O livro apresenta soluções para chavões usuais na cozinha — como o “não tenho tempo” — e apresenta receitas simples, com tempos de preparação curtos e poucos passos.

À venda por  27,50 euros