O nome sempre foi mais uma certeza do que propriamente um rumor, nunca existiram grandes alternativas e a confirmação apareceu depressa: Antonio Conte vai mesmo suceder a Nuno Espírito Santo e ser o novo treinador do Tottenham. O técnico italiano de 52 anos assinou contrato até 2023 com opção de extensão do vínculo.

“Estamos encantados por anunciar a contratação de Antonio Conte como o nosso treinador com um contrato até ao verão de 2023 com opção de extensão. O Antonio conquistou títulos na Serie A, incluindo um hat-trick de Scudettos com a Juventus, na Premier League e também orientou Itália, liderando os Azzurri até aos quartos de final do Euro 2016″, pode ler-se no comunicado dos spurs, que já inclui as primeiras declarações do técnico italiano.

“Estou extremamente feliz por voltar a treinar e por poder fazê-lo num clube da Premier League que tem a ambição de ser novamente protagonista. O Tottenham tem infraestruturas topo de gama e um dos melhores estádios do mundo. Mal posso esperar por voltar a trabalhar para dar à equipa e aos adeptos a paixão, a mentalidade e a determinação que sempre me distinguiram, como jogador e como treinador”, referiu Conte, que vai embarcar no nono desafio da carreira de técnico principal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais à frente, o treinador acabou por revelar que esteve muito perto de assinar pelo Tottenham ainda no verão, já depois de ter deixado o Inter Milão e antes de os ingleses acabarem por optar por Nuno Espírito Santo. “No último verão, a nossa união não aconteceu porque o fim da minha relação com o Inter ainda era muito recente e eu ainda estava demasiado envolvido emocionalmente com o final dessa época. Senti que ainda não era a altura certa para voltar a treinar. Mas o entusiasmo contagiante e a determinação com que o Daniel Levy quis dar-me esta tarefa já me tinham impressionado. Agora que a oportunidade regressou, decidi aceitá-la com grande convicção”, explicou o italiano.

Antonio Conte estava então sem treinar desde o final da época passada, altura em que conquistou a Serie A com o Inter Milão e encerrou um período de nove anos de hegemonia por parte da Juventus. O treinador deixou os nerazzurri um ano antes do final do contrato e principalmente devido a discordâncias com a cúpula dos italianos, que queria vender algumas das figuras cruciais da equipa devido à complexa situação financeira em que o clube se encontra — como acabou por fazer, com Politano a sair para o Nápoles, Hakimi para o PSG e Lukaku para o Chelsea. Nas últimas semanas, Conte chegou a ser associado ao Manchester United logo depois da goleada dos red devils contra o Liverpool e numa altura em que o lugar de Ole Gunnar Solskjaer parecia estar novamente em risco, sendo que surgiram notícias que davam mesmo conta de que o treinador estava disponível para assumir o desafio.

Com Solskjaer a ficar em Old Trafford e, curiosamente, a infligir a derrota pesada do Tottenham que culminou na saída de Nuno Espírito Santo, Antonio Conte vai pegar numa equipa que está no 9.º lugar da Premier League, que está a disputar a Liga Conferência e não a Liga Europa ou a Liga dos Campeões e que tem num insatisfeito Harry Kane um dos problemas prementes para resolver. De recordar que, para além do triunfo em 2020/21, o treinador italiano já tinha conquistado a Serie A em três ocasiões consecutivas, com a Juventus, e ganhou a Premier League e a Taça de Inglaterra com o Chelsea. Pelo meio, também orientou Arezzo, Bari, Atalanta, Siena e a seleção italiana.

A saída de Nuno Espírito Santo dos spurs ficou confirmada esta segunda-feira. O treinador português, que deixou o Wolverhampton no final da época passada, foi despedido ao fim de 17 jogos e sofreu as derradeiras ondas de choque da pesada derrota sofrida no sábado, em casa, contra o Manchester United.

O melhor início em 60 anos, o pior final em dois meses: Nuno Espírito Santo despedido do Tottenham após 17 jogos