Os investigadores da Polícia e do Ministério Público foram apanhados de surpresa. Os oito diamantes que chegaram às mãos da PJ, provenientes de um negócio que rondaria os 10 mil euros, afinal não valem mais do que 290 euros. A notícia é avançada pelo jornal Público (conteúdo pago).

Operação Miríade. Militares suspeitos de tráfico de diamantes e droga tinham cúmplices em Portugal, também detidos: o caso em 10 pontos

Em causa estão os oito diamantes apreendidos durante a Operação Miríade que investiga uma rede de tráfico de diamantes na República Centro Africana que envolvia militares portugueses, situação denunciada por um major da missão portuguesa e um intérprete que não foi pago por intermediar o negócio. Depois de avaliados, concluiu-se que os oito diamantes apenas servem para ser usados na produção de brocas ou lixas. Segundo explica àquele jornal um especialista na área, mais de 90% dos diamantes extraídos são de qualidade industrial — não têm transparência e beleza suficiente para serem usados em joias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A explicação para um valor tão baixo? O negócio provavelmente correu mal e os compradores não se aperceberam que estavam a comprar diamantes de qualidade inferior: os três diamantes em bruto têm um valor comercial de cerca de 81 euros, os cinco lapidados de 209 euros.

Operação Miríade. Rede de tráfico de diamantes denunciada por major da missão portuguesa na República Centro Africana