Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD, voltou a culpabilizar a Liga de não ter adiado o jogo com o Benfica do passado sábado. “Faltou organização, uma reunião e bom senso”, disse, referindo que um encontro com os encarnados, os responsáveis da Liga e o emblema azul seria fundamental para que a partida não se realizasse apenas com nove jogadores.

Em entrevista à CNN Portugal, Rui Pedro Soares disse que está em cima da mesa adiar o próximo jogo do Belenenses SAD frente ao Vizela, que se realiza na próxima segunda-feira. “Neste momento, a minha grande preocupação é a saúde dos meus jogadores e do staff”, afirmou, enfatizando que tem um “número elevado de pessoas” em isolamento, sendo por isso um “risco”.

Sobre o facto de ter requerido a repetição do jogo com as águias, Rui Pedro Soares indicou que faz sentido tendo em conta os regulamentos da Liga, mas que isso se tornou agora um “assunto de advogados”.

O presidente do Belenenses SAD distinguiu, ao longo da entrevista, dois momentos: o primeiro, que resultou no momento em que recebeu os resultados do testes antigénio por volta das 11h00, já o segundo quando tomou conhecimento dos testes PCR, já por volta das 17h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No primeiro momento, Rui Pedro Soares revelou que notificou a delegada de saúde, tendo ficado deliberado que todos os jogadores ficariam em isolamento. Porém, tal nunca foi avante, porque não houve “uma reunião” a três: entre o Benfica, o Belenenses SAD e a Liga. “Ainda estávamos à espera dos testes PCR.”

Quando recebeu os resultados dos testes PCR, Rui Pedro Soares sublinhou que teve a “absoluta certeza do que acontecia”, lamentando o facto de não ter convocado os meios de comunicação social para dar conta da situação. Tendo contactado a Liga Portuguesa para o efeito, o presidente do Belenenses SAD reiterou — foi o organismo que “não quis tomar qualquer diligência para adiar o jogo”.

“Acha que ia ter uma falta de comparência?”, questionou Rui Pedro Soares quando confrontado pelo jornalista pela a hipótese de a equipa azul não ir a jogo, lembrando a partida da Cova Piedade com o Estoril, na II Liga, e referindo os impactos que teve em ambas as equipas.

Rui Pedro Soares destacou ainda o trabalho da delegada de saúde e do médico do Belenenses SAD, que evitou um “grande problema de saúde pública”.