Os British Fashion Awards regressaram à sua glória pré-pandemia, na noite desta segunda-feira, 29 de novembro, em Londres. Billy Porter apresentou a cerimónia que fica marcada pelo regresso ao Royal Albert Hall, depois de em 2020 toda a celebração ter acontecido em formato digital. Este ano o TikTok foi o principal parceiro dos British Fashion Council (BFC). A festa contou com inúmeros rostos da moda, bem como uma série de celebridades que encheram o evento de brilho e cor, com os seus looks e joias. Na passadeira vermelha juntaram-se designers, modelos, atrizes, cantoras, estrelas da televisão e do desporto — os melhores looks estão reunidos na galeria, em cima.

Tommy Hilfiger ganhou o prémio de Excelência e Realização, pela sua “excelente contribuição para a indústria global da moda e pela sua contínua dedicação a criar uma marca inclusiva que celebra pessoas de todas as origens e experiências”, pode ler-se no site do BFC. Kim Jones, que atualmente tem as rédeas da Dior Homme e também desenha as coleções Fendi, foi o vencedor do prémio Designer do Ano. Ib Kamara foi distinguido com o prémio Isabella Blow para criador de moda. Ausente da cerimónia, fez-se representar por dois amigos que leram uma declaração: “Eu gostaria de encorajar todas as pessoas a pedirem a este Governo para investir na juventude, nas artes, na humanidade. E a investir em imigrantes”, podia ler-se.

Coube a Idris Elba fazer um tributo a Virgil Abloh, que morreu este domingo, vítima de uma forma rara de cancro. O diretor da Vogue britânica, Edward Enninful, Billy Porter e Kim Jones foram alguns dos presentes que também se juntaram ao tributo aproveitando os seus momentos no palco do Royal Albert Hall para homenagear o designer norte-americano, fundador da marca Off-White e diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton.

The Fashion Awards 2021 - Show

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Vogue britânica descreve esta cerimónia como mais franca e com menos auto-elogios do que em anos anteriores, resultado do British Fashion Council ter decidido abordar temas urgentes da sociedade como a diversidade, a emergência climática e os novos meios de comunicação, os elementos que a publicação considera estarem a transformar a indústria da moda desde a última vez que aconteceu esta reunião na entrega de prémios de 2019.

O British Fashion Council é a organização que apoia a moda britânica na economia global da moda, tem uma fundação (com o seu próprio prémio nesta cerimónia, entregue a designers emergentes que, de alguma forma, causaram impacto com as suas criações ao longo do último ano) e estes prémios BFC são, não só, uma montra de talentos nacionais para todo o mundo, como também uma angariação de fundos. Todos os distinguidos nesta cerimónia foram votados por um painel de 800 membros da indústria da moda internacional.

Rihanna, Irina Shayk e Sara Sampaio. Uma chuva de estrelas em noite de Fashion Awards

Veja aqui a lista completa dos vencedores dos British Fashion Awards 2021:

  • Designer do Ano: Kim Jones, pela Dior Homme e Fendi
  • British Fashion Council Foundation: Nensi Dojaka
  • Excelência e realização: Tommy Hilfiger
  • Isabella Blow para criador de moda: Ib Kamara
  • Pioneiro: Alessandro Michele
  • Designer britânico independente: Simone Rocha pela sua marca homónima
  • Reconhecimento especial: Dylan Jones
  • Design Metaverso: cSapphire
  • Líderes de mudança: trata-se de 15 distinções entregues a designers, marcas, criativos ou indivíduos que, ao longo do último ano, criaram alguma mudança positiva na indústria da moda. Estas distinções estão divididas em três categorias: Criatividade (para designers e marcas que se distinguiram pela sua criatividade em variadas áreas da moda), Ambiente (para aqueles que se dedicam a reduzir o impacto da indústria da moda no ambiente) e Pessoas (para aqueles que investem na mudança, diversidade e inclusão).
  • Líderes de mudança, Criatividade:

Alessandro Michele para Gucci
Demna Gvasalia para Balenciaga
Jonathan Anderson para JW Anderson and Loewe
Kim Jones OBE para Dior Men & Fendi
Virgil Abloh para Louis Vuitton Men and Off-White

  • Líderes de mudança, Ambiente:

Bethany Williams para Bethany Williams
Gabriela Hearst para Chloé and Gabriela Hearst
Phoebe English para Phoebe English
Priya Ahluwalia para Ahluwalia
Stella McCartney OBE para Stella McCartney

  • Líderes de mudança, Pessoas:

Edward Enninful OBE
Harris Reed
Kenya Hunt
Samuel Ross
Telfar Clemens