O projeto de cooperação transfronteiriça Fronteira Esquecida Límia-Lima lançou 20 vídeos de uma viagem pelo curso internacional de água para promover os concelhos desta bacia hidrográfica como destino de qualidade e sustentável, foi divulgado quinta-feira.

O registo audiovisual, intitulado “Rio Limia-Lima: Um caudal de emoções” começa na nascente, a uma altitude de 975 metros, no monte Talariño, na província de Ourense, na Galiza, Espanha e termina em Viana do Castelo, no Oceano Atlântico.

Pelo meio, também em território português, o Lima passa pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Em comunicado na quinta-feira enviado às redações, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, com sede em Ponte de Lima, explicou que o “objetivo destes recursos audiovisuais é promover e destacar o património natural e cultural oferecido por este território transfronteiriço que corre entre Espanha e o Norte de Portugal, ao longo do rio Limia-Lima”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O percurso de mais de 100 quilómetros do rio Limia-Lima, retratados nos vídeos promocionais, “proporciona uma viagem de natureza e aventura, revelando ambientes privilegiados que combinam recursos ambientais e culturais“.

O projeto Fronteira Esquecida, cofinanciado pelo Programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, “visa potenciar e valorizar os recursos naturais e culturais do rio Limia-Lima, através de uma estrutura de gestão e promoção conjunta que impulsione o aproveitamento turístico desta área“.

A iniciativa transfronteiriça engloba como parceiros de várias entidades portuguesas, a CIM Alto Minho e os municípios do Vale do Lima (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo) e galegas, como a província de Ourense (beneficiário principal), a Junta da Galiza, e o Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico.