O embaixador da Rússia na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, defendeu o direito do Kremlin de lançar um “contra-ataque” na Ucrânia em resposta a uma possível provocação.

Não invadiremos a Ucrânia a menos que sejamos provocados a fazê-lo“, disse o diplomata que representa Moscovo em Bruxelas desde 2005, numa entrevista ao jornal britânico The Guardian.

“Se os ucranianos lançarem um ataque contra a Rússia, ninguém deve surpreender-se se nós retaliarmos. Ou então se eles começarem a matar cidadãos russos descaradamente em qualquer lugar”, acrescentou Chizhov.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos admitiram que a Rússia planeie orquestrar uma operação para criar um pretexto para invadir a Ucrânia.

EUA alertam que invasão russa pode ocorrer durante Jogos Olímpicos de Inverno

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esse alegado plano seria projetado “para fazer parecer um ataque contra eles (os russos) ou contra o seu povo ou pessoas de língua russa na Ucrânia, como uma desculpa para invadir”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, que reiterou a suspeição de que poderá haver uma invasão russa nos próximos dias.

Contudo, a Ucrânia insiste que não vê sinais de uma invasão russa iminente.

“Estamos totalmente cientes do que está a acontecer no nosso país. Estamos cientes dos riscos que existem para o nosso país, mas a situação está completamente sob controlo. Além disso, não acreditamos que possa acontecer uma invasão de grande escala nos próximos dias”, disse esta segunda-feira o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, após uma reunião no Parlamento.

Danilov acrescentou que a ameaça russa é constante, mas sublinhou que o Exército e as forças de segurança “estão preparados para qualquer cenário”, no momento em que os Estados Unidos avisaram que a Rússia aumentou o seu efetivo militar na zona de fronteira, nas últimas horas.

Pentágono diz que Rússia reforçou posição militar na zona de fronteira. Ucrânia não acredita em invasão esta semana

Contudo, ao mesmo tempo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, deixou esta segunda-feira a porta aberta à continuação do diálogo diplomático, sublinhando que esta via ainda não está esgotada.

Aproveitando esta abertura, o atual presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o chefe da diplomacia polaca, Zbigniew Rau, reúne na terça-feira em Moscovo com Lavrov.

De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira pela presidência polaca da OSCE, Rau conversará com seu homólogo russo sobre “o fortalecimento da cooperação” entre a organização europeia e a Federação Russa.

Rau partiu esta segunda-feira para a capital russa, acompanhado pelo diplomata finlandês Mikko Kinnunen, representante especial da OSCE para a Ucrânia e elemento do grupo de contacto trilateral, criado em 2014, que inclui a Rússia e a Ucrânia.