A Tesla começou a implementar na Europa a mesma receita que já viu ser eficaz nos EUA. Por muito abrangente que seja a rede de postos de carga, durante os períodos de maior procura haverá sempre dificuldade em satisfazer todos os clientes, sobretudo sem dar origem a filas e grandes tempos de espera. Daí que a marca norte-americana tenha optado por oferecer energia gratuita aos seus clientes durante os períodos de férias, para recarregarem as baterias nos horários de menor procura, deixando as horas de ponta disponíveis para os condutores que não o conseguem evitar.

As épocas de maior procura, tradicionalmente associadas às férias, tendem a provocar filas consideráveis nas estações de carga de veículos eléctricos

Esta estratégia vai agora começar a ser testada na Europa, durante os períodos festivos agendados para Fevereiro e Março, que tradicionalmente costumam motivar bastantes deslocações rumo a destinos de neve ou culturais. De momento, são 79 as estações de Superchargers que vão experimentar esta solução, distribuídas por quatro países, nomeadamente Alemanha, França, Noruega e Suécia.

Os postos abrangidos por esta experiência da Tesla em solo europeu, já adoptada nos EUA e que consiste em fornecer energia gratuita para quem recarregar fora do pico, durante os períodos de maior procura

Com o objectivo de aliciar os condutores dos Tesla que podem antecipar o carregamento dos seus veículos e realizar essa operação nas horas de menor procura, o construtor norte-americano conta com 31 estações a oferecer energia fora dos períodos de ponta na Alemanha, 27 em França, 13 na Suécia e 8 na Noruega.

A lista de postos aderentes à Experience Free Supercharging pode ser vista aqui, sendo expectável que a Tesla venha a alargar aos restantes países europeus esta solução, abrangendo igualmente outros períodos de férias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR