Na noite do passado domingo, 27 de fevereiro, chegava uma notícia alarmante para as forças ucranianas: uma longa coluna militar russa estaria a encaminhar-se para Kiev e estaria já a cerca de 65 quilómetros de distância da capital da Ucrânia. Pela magnitude e dimensão das tropas presentes, tudo indicava que a coluna militar poderia fazer a diferença nos combates terrestres nas imediações de Kiev.

Um pouco mais de três dias depois, esta quinta-feira de manhã, chegou uma notícia mais animadora: de acordo com os Serviços Secretos britânicos, afinal esta coluna militar russa não estará a conseguir fazer avanços consideráveis.

Passadas mais de 72 horas, esta coluna militar não terá conseguido avançar mais de 35 quilómetros e estará ainda “a mais de 30 quilómetros do centro” de Kiev. A informação é avançada pelos Serviços Secretos britânicos, em atualização partilhada pelo ministério da Defesa do Reino Unido.

Segundo os Serviços Secretos do Reino Unido, o avanço da coluna militar foi “atrasado pela resistência firme das forças ucranianas”, por “avarias mecânicas” e pelo congestionamento das estradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta coluna [militar russa] fez poucos progressos percetíveis nos últimos três dias”, refere ainda o relatório dos Serviços Secretos britânicos.

Dos EUA, apontam-se mais motivos: falta de alimentos e combustível

Há pouco mais de 24 horas, já uma “alta patente das forças de Defesa dos EUA” (que não se quis identificar) adiantara, citada pela Agência Reuters, que a coluna militar russa que se estaria a dirigir para Kiev parara e deixara de avançar.

O motivo apontado por esta fonte era dificuldades sentidas pelas forças russas relativamente a “desafios logísticos básicos”, que incluíam escassez de alimentos e combustível e pouca confiança dos elementos de combate russos.

Coluna de 64km parada por falta de combustível?

Também a jornalista da CNN especializada na área de Defesa nacional dos EUA, Natasha Bertrand, avançara a mesma informação esta quarta-feira, citando um “oficial sénior de Defesa” dos EUA que terá afirmado: “Não estão avançar a velocidade alguma que leve alguém a acreditar que resolveram os problemas que tinham. Portanto, descreveríamos o estado atual [da coluna militar russa] como parada” e incapaz de avançar.

Uma coluna que se tornou maior ou apenas mais comprida?

Outro dado de relevo relativamente ao avanço desta coluna militar russa prende-se com o comprimento desta fileira militar.

Na noite de domingo, quando foram publicadas as primeiras imagens de satélite, os meios de comunicação e agências de notícias internacionais apontavam para uma coluna militar com cerca de 5 quilómetros de comprimento.

Este comprimento terá sido calculado pela própria empresa norte-americana que conseguiu identificar a coluna militar: a Maxar Technologies, especialista, entre outras coisas, na captação de imagens de satélite para serviços de informação e assuntos de segurança nacional.

Atualmente, os meios de comunicação referem que esta coluna militar terá mais de 60 quilómetros de comprimento — uma informação que é ainda difícil confirmar oficialmente. De qualquer forma, alguns peritos em segurança e assuntos militares foram alertando que as primeiras imagens difundidas pela Maxar mostravam veículos russos demasiado próximos entre si, o que (pela concentração de forças em pouco espaço) aumentava o risco de baixas em caso de ataques aéreos ucranianos a esta coluna militar.

Como as tropas russas avançam na Ucrânia

Não está portanto descartado que a coluna militar possa ter aumentado significativamente de comprimento sem que tenha crescido em número de veículos e tropas presentes, dado que as forças que seguiam rumo a Kiev podem ter optado por aumentar a distância entre tanques e veículos de combate de modo a evitar ao máximo a concentração espacial.

Ainda assim, há relatos de que o comprimento da coluna militar — supostamente cerca de 65 quilómetros — pode mesmo ter sido confundido com a distância a que a fileira estaria da capital quando foi captada pela primeira vez em imagens de satélite: estava na altura a 64 quilómetros de Kiev.