Os dias de clima de pleno inverno voltaram. A chuva regressou na noite desta quarta-feira “e vai estender-se gradualmente a todo o território” durante a manhã desta quinta-feira, tal como conta ao Observador a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Paula Leitão. Prevê-se, por isso, “uma descida acentuada da temperatura” ao longo do dia.

A precipitação será mais intensa em algumas regiões de Portugal continental, nomeadamente no litoral, Norte e Centro do país. “Vai perdendo atividade e passa depois a aguaceiros, cada vez menos frequentes, já com boas abertas a partir das próximas horas, principalmente na região Norte”, explica a meteorologista. Já o vento vai tornar-se forte no quadrante Norte, com rajadas até 80 quilómetros por hora. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vai nevar na Serra da Estrela, onde “a acumulação de neve deverá ser significativa e, esta noite, de quinta para sexta-feira, deverá haver formação de gelo”.

É provável que os pontos mais altos da Serra da Estrela hoje [quinta-feira] fiquem bloqueados à circulação automóvel, portanto, as pessoas que quiserem ir ver a neve deverão ter o cuidado, primeiro que tudo, de obedecer às regras estabelecidas pelas autoridades. Devem também proteger-se com agasalhos suficientes, porque vai estar bastante frio – e com o vento vai sentir-se ainda mais”

Durante os meses de janeiro e fevereiro, Portugal esteve sob influência de um anticiclone, o que culminou num clima seco. “Houve condições – relacionadas com a circulação na atmosfera — que obrigaram o anticiclone a regredir para sudoeste e deu lugar a esta passagem de ar mais húmido”, refere Paula Leitão

Carne de vitela, maçãs e queijo da Serra. Como a seca ameaça os agricultores portugueses

Sexta-feira será um dia sem chuva “e até com sol, mas sábado a chuva e a neve vão regressar com certeza”. Não há, contudo, previsão de quando o tempo vai melhorar: “Para os próximos dez dias, vai estar muito instável, com precipitação associada”, remata.