Sérgio Conceição acertou na aposta em Toni Martínez para o encontro da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa, com o espanhol a ser uma espécie de um joker do triunfo por 2-1 diante da Lazio antes do empate em Roma a dois. No entanto, Sérgio Conceição também sabe da importância que a atual dupla atacante tem na equipa e que, mais uma vez, acabou por ser determinante para o FC Porto.

Taremi, o dramaturgo que nasceu para dar a volta ao texto (a crónica do Sporting-FC Porto)

Taremi, mais uma vez em posicionamentos em campo que conseguem desposicionar a postura defensiva contrária, foi determinante com um golo e uma assistência de calcanhar que virou a partida em Alvalade com o Sporting em cinco minutos mas foi Evanilson também a ganhar a grande penalidade para o empate e a apontar o 2-1 final que coloca os azuis e brancos em vantagem na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Com isso, o avançado brasileiro fez mais um bocadinho de história naquela que é a temporada com mais golos de sempre e onde passou a liderar uma série de tabelas de melhores marcadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por um lado, Evanilson juntou-se a Taremi e ao agora jogador do Liverpool Luis Díaz como elementos com mais golos esta temporada pelos dragões (16). Ao mesmo tempo, o brasileiro igualou os números do avançado João Rodrigues, do Caldas, como jogador com mais remates certeiros na Taça de Portugal. Com isso, desde os tempos de Mário Jardel em 1997/98 que o FC Porto não tinha um jogador que conseguisse marcar sete ou mais golos na prova rainha do calendário nacional, tendo ainda mais um ou dois encontros para tentar atingir os dez golos que o antigo avançado brasileiro marcou há 24 anos na prova.

Evanilson prolongou também o grande momento que começou curiosamente também num clássico e na Taça de Portugal: no último encontro que realizou em 2021, o brasileiro marcou dois golos no triunfo por 3-0 frente ao Benfica no Dragão e decidiu o jogo antes de ser expulso por acumulação de amarelos ainda antes do intervalo. Daí para cá, e em 13 encontros onde participou, o número 30 leva um total de dez golos.