790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Simone cantou como quis, quando quis: na última vez em palco, deixou um verso em branco à espera do futuro

Este artigo tem mais de 2 anos

29 de Março de 2022, o fim de um percurso com 65 anos – iniciado noutro tempo, noutro Portugal e até com outra voz. Mas Simone de Oliveira despediu-se dos palcos como sempre os pisou: nos seus termos.

“Termino a minha carreira nos termos que eu quis e que eu quero”, disse, perante a sala lotada do Coliseu dos Recreios, que aplaude de pé por uma vez qualquer a que já perdemos a conta.
i

“Termino a minha carreira nos termos que eu quis e que eu quero”, disse, perante a sala lotada do Coliseu dos Recreios, que aplaude de pé por uma vez qualquer a que já perdemos a conta.

FRANCISCO ROMÃO PEREIRA/OBSERVA

“Termino a minha carreira nos termos que eu quis e que eu quero”, disse, perante a sala lotada do Coliseu dos Recreios, que aplaude de pé por uma vez qualquer a que já perdemos a conta.

FRANCISCO ROMÃO PEREIRA/OBSERVA

Simone de Oliveira é, ao mesmo tempo, muito portuguesa e nada portuguesa. Porque ser português é, por norma, sê-lo apenas moderadamente, discretamente, contidamente. Simone não. Simone é muito. Sempre foi. Portuguesa rara, que leva os outros todos atrás (e tudo à frente). E é assim, também de forma porventura pouco portuguesa, que escolhe sair de cena: “Termino a minha carreira nos termos que eu quis e que eu quero”, diz, perante a sala lotada do Coliseu dos Recreios, que aplaude de pé por uma vez qualquer a que já perdemos a conta.

A sala que, ao mesmo tempo, talvez não perceba bem a regra do jogo e insista num longo aplauso, pedindo um encore a que Simone acaba por aceder apenas para repetir a mesma “Desfolhada” que acabara de cantar. Não se arrasta, não se queixa, não se chora – pelo contrário. Agradece todos os privilégios da vida que teve; aplaude por antecipação quem vier depois. Os deuses a abençoem: 65 anos de vida pública depois, ainda temos muito a aprender com ela.

Uma hora e muito pouco de concerto – não mais. “Sim, Sou eu… Simone”, o espectáculo de adeus aos palcos anunciado há pouco tempo e para o qual os bilhetes rapidamente voaram, tem um cartaz que logo nos arranca um sorriso: uma fotografia de Simone a fumar. Aos 84 anos, depois de vencer um cancro, depois de ter perdido e recuperado a voz – ou ganhado outra, como ela diz. Deliciosamente nada português. E caso a provocação tenha escapado a alguém, quando às 21h53 as luzes se apagam e uma voz recorda que é obrigatória a máscara e proibido fumar, Simone entra em cena escolhendo para primeiros versos exatos:

“Se eu quiser fumar, eu fumo
Se eu quiser beber, eu bebo”

Não se arrasta, não se queixa, não se chora – pelo contrário. Agradece todos os privilégios da vida que teve; aplaude por antecipação quem vier depois

FRANCISCO ROMÃO PEREIRA/OBSERVA

Seguir-se-ão mais 11 temas tão criteriosamente escolhidos como aquele, duas leituras de poemas e alguns interlúdios previamente escritos por Fátima Bernardo para o espectáculo com direção musical de Nuno Feist e encenação do irmão Henrique Feist.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Diante de uma plateia onde se contam, à vontade, três gerações, Simone passa em revista a carreira sem sentimentalismos e com novos arranjos. Canta “Vida”, “Esta Palavra Saudade”, “Pingos de Chuva”, “No teu Poema”, o épico “De Degrau em Degrau”, à época lançado como discreto lado B de “Sol de Inverno”, tesouro da canção nacional que, por sua vez, fica aqui entregue a uma arrepiante interpretação de Edmundo Inácio, finalista do último “The Voice”. “Eu sou sincera”, comenta Simone depois, rindo, “se eu tivesse cantado assim, não tinha ficado em 12.º lugar.”

As reinterpretações dos convidados são, de resto, dos pontos mais felizes de “Sim, Sou eu… Simone”. Um surpreendente DJ Kamala a dar a volta à “Desfolhada” de um camarote do Coliseu, Carlão num dueto fenomenal com a dona da festa e ligado à corrente em “Não É Verdade”, e ainda uma série de convidados-surpresa que saltam da plateia para fazer do improvável “Apenas o meu Povo”, tema com que Simone regressou ao Festival da Canção em 1973 (e a vez em que não ganhou), o momento mais épico da noite.

Carlão foi um dos convidados de Simone em palco. O Presidente da República também esteve no Coliseu dos Recreios e no final do concerto esteve com a cantora (tal como a ministra da Cultura, Graça Fonseca)

FRANCISCO ROMÃO PEREIRA/OBSERVA

“Faz hoje precisamente 53 anos que cantei em Madrid esta canção”, diz, partilhando a coincidência de que só tomara conhecimento horas antes. Seguiu-se a inevitável “Desfolhada”, na já citada dose dupla, sob pano de fundo vermelho, como só podia ser, antes da cortina descer, em jeito clássico, e Simone sair, com a altivez real que se lhe reconhece. Antes, já agradecera a Ary dos Santos, a Nuno Nazareth Fernandes, a David Mourão-Ferreira (de quem leu o maravilhoso “E Por Vezes”, minutos depois de fazer o mesmo com Pessoa, “Não Sei Quantas Almas Tenho”).

Agradecera aos seus poetas e compositores porque não escreve. E é um facto. Mas só agora nos damos conta de algo tão óbvio como só terem as canções de Simone muito provavelmente sido escritas por haver Simone. Inspiradas por ela ou, simplesmente, à espera dela porque outra pessoa não as poderia cantar. Sim. Ninguém nos tira da cabeça. Simone foi cúmplice. Autora moral destes sanguíneos poemas-canção.

O espectáculo termina às 23. Cedo. Simone quis sair à hora certa, à hora que quis. Cá fora, ruas e esplanadas de Lisboa estão cheias de vida outra vez. Há um sabor a coisas prestes a começar. Versos em branco à espera do futuro.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora