Não se encontra na zona dos verdes, mas é uma novidade fresquinha que pode ser adquirida na cadeia de supermercados Lidl, retalhista que integra o Grupo Schwarz, com sede em Neckarsulm, na Alemanha. Num exclusivo online, encontra-se à venda uma Zündapp Z101 que, ao contrário dos modelos de duas rodas de outrora, não faz o característico barulho dos motores a dois tempos, nem suja as calças com os pingos que saltam da corrente. Isto porque a conhecida marca alemã de motocicletas mudou. Agora, também se dedica às bicicletas eléctricas.

Os entusiastas e coleccionadores da Zündapp mantêm vivo o nome da marca fundada em 1917 por Fritz Neumeyer. Mas a realidade é que a empresa acabou por fechar em 1984 e, desde então, só continuou activa na memória dos fãs. Dos portugueses, em particular, por causa da Famel, cuja Xf17 foi um sucesso desde o final dos anos 70 até meados de 90 e, ainda hoje, é muito cobiçada para restauros. Ora, animava-a um motor Zündapp de cinco velocidades com uns garbosos 7,1 cv. Como a “nossa” Famel dependia dos motores Zündapp, quando esta cessou a actividade, acabou por arrastar a fabricante portuguesa de motociclos para um período complicado, que acabaria por culminar na falência em 2022. Sucede que, da mesma maneira que a Famel se está a reinventar, agora procurando o seu lugar como fabricante de motos eléctricas, a Zündapp também “ressuscitou” para as baterias, mas em bicicletas.

Aquela que foi uma das maiores marcas de motociclos na Alemanha, tendo mesmo desempenhado um papel estratégico na movimentação das tropas durante a guerra com KS 750 (devido ao sidecar), voltou ao activo em 2017 e, além das motos, está a tentar ampliar o seu portefólio pouco a pouco, diversificando também os canais de venda. Tanto que agora as suas bicicletas eléctricas são comercializadas em diferentes plataformas online, tal como acontece com o Lidl, sendo que este tem a particularidade de ser um supermercado. Há 40 anos, alguém se imaginaria a comprar uma Zündapp por esta via?

Os tempos mudaram, a Zündapp também e o modelo que está “disponível apenas através da linha de apoio ao cliente” da referida cadeia de supermercados custa 899€. Dobrável, esta bicicleta está equipada com um motor eléctrico de 250 W/30 Nm (no cubo da roda), alimentado por uma bateria de 270 Wh (7.5 Ah, 36 V, 1.9 kg). O alcance anunciado situa-se entre 35 e 65 km, com a velocidade máxima limitada a 25 km/h. O quadro está coberto por uma garantia de 10 anos e há uma série de componentes de especialistas em ciclismo, como a Shimano e a Tektro.

Se a Ducatti e a Yamaha também já enriqueceram a oferta com bicicletas eléctricas, talvez a pedalar assim a Zündapp volte a ser reconhecida pela fiabilidade a um preço acessível…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR