17. A quatro jornadas do fim da Primeira Liga, o Sporting já perdeu tantos pontos como os que entregou em toda a época passada, sendo que os 20 golos que já sofreu são também os mesmos que concedeu no último Campeonato. Os leões perderam com o Benfica em Alvalade pela terceira vez nos últimos quatro anos e, na década passada, só venceram os encarnados em casa numa única ocasião.

Amorim assume título perdido para o FC Porto: “É um momento duro mas ainda temos a Taça e fechar o segundo lugar”

O jogo deste domingo representou ainda a primeira vez em que o Sporting não marcou qualquer golo numa partida neste Campeonato — o último encontro em que os leões ficaram em branco tinha sido já em fevereiro de 2021 e contra o FC Porto, há mais de um ano, sendo que é preciso recuar até julho de 2020 e a um confronto com o V. Setúbal para encontrar um jogo em que o Sporting não fez golo em Alvalade na Primeira Liga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este resultado, a equipa de Rúben Amorim está agora a nove pontos do primeiro lugar do FC Porto, naquela que é a maior vantagem que um líder da classificação já teve esta temporada. Feitas as contas, os dragões precisam de conquistar apenas quatro pontos, em 12 possíveis, para voltar a conquistar o Campeonato — algo que fez com que o treinador leonino assumisse, logo na flash interview, que já não será possível revalidar o título. Na mesma zona de entrevistas rápidas, o outro representante dos leões foi Paulinho, que atribuiu a derrota à falta de eficácia.

“O que falhou foi não marcar. Estivemos o jogo todo em cima e, numa transição e uma bola nas costas, deu o primeiro golo e agora no fim o segundo. Mas foi um jogo completamente dominado por nós. É claro que o domínio e a posse não ganham jogos mas fomos claramente a melhor equipa em campo”, explicou o avançado, garantindo que a equipa estava à espera do bloco baixo do Benfica. “Estávamos mesmo à espera disso, com uma linha de cinco, por vezes seis. Faz parte e tínhamos de saber desmontar mas infelizmente não conseguimos. Temos agora de ganhar o próximo jogo”, acrescentou.

Paulinho lembrou ainda que o Sporting teve “mais ocasiões” do que os encarnados e, ao contrário de Rúben Amorim, defendeu que os leões vão continuar a acreditar no título “enquanto for matematicamente possível”. “O futebol é isto. Vamos lutar para ganhar todos os jogos. É a cultura do clube e vai ser isso até ao fim. Só faltam quatro jogos? São quatro jogos mais o jogo da Taça de Portugal para ganhar”, terminou o internacional português.