Francisco Vilaça será o novo diretor-geral da Uber para a mobilidade em Portugal, sucedendo a Manuel Pina, que vai liderar as operações em Portugal da Otovo, uma empresa de energia solar para habitação. Francisco Vilaça já trabalhava na Uber como responsável pelas operações no sul da Europa.

O anúncio foi feito pela própria Uber, num comunicado enviado ao Observador. “O Francisco é um líder experiente com um grande conhecimento no mercado português. Lançou o nosso negócio de micromobilidade enquanto Diretor Geral da JUMP [vendida à Lime em 2020] e liderou, desde Maio de 2021, as nossas operações de ride-sharing na Europa do Sul”, indica a Uber em Portugal.

A empresa salienta que Francisco Vilaça tem um “amplo percurso profissional ao nível da gestão de operações e cadeias de logística, implementação estratégica de negócio e liderança de equipas”. Trabalhou em empresas como LOVYS, Unilever e Jerónimo Martins. Já no Brasil, esteve na consultora de gestão FALCONI, onde foi responsável por projetos “nas áreas de Telecom, Retail e Ecommerce”.

Francisco Vilaça estudou no Instituto Superior Técnico e concluiu um MBA em Gestão de Negócios pela IESE Business School, Barcelona e pela London Business School. A mesma nota enviada pela Uber indica que integrou um projeto de investigação no Técnico “para apoiar a Câmara Municipal de Lisboa no processo do Plano Municipal de Lisboa de 2009”. Em 2008 foi reconhecido com o Prémio Arquitecto Álvaro Machado, na mesma instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Uber refere que Francisco Vilaça já vinha a preparar-se para assumir a liderança do negócio português “nas últimas semanas”. E agradece a “liderança” a Manuel Pina, que, diz, “desempenhou um papel fundamental na construção do nosso negócio de ride-sharing e no posicionamento de Portugal na vanguarda da mobilidade sustentável na Europa”.

Empresa norueguesa Otovo contrata diretor-geral da Uber para desenvolver solar residencial em Portugal