O ministro da Cultura nomeou Américo Rodrigues como Diretor-Geral das Artes (DGArtes), cargo que já ocupava, em regime de substituição, desde fevereiro de 2019, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Cultura.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a tutela referiu que a nomeação foi feita “na sequência de concurso público desenvolvido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP)”.

De acordo com informação disponível no ‘site’ oficial da CReSAP, o concurso decorreu entre 27 de maio e 11 de junho de 2021. Por se tratar de um “procedimento concursal urgente”, “não houve lugar a audiência de interessados”.

O Ministério anunciou também as nomeações do subdiretor-geral da DGArtes Pedro Barbosa e da subinspetora-geral da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) Sara Medina dos Santos, também “na sequência de concurso público desenvolvido pela CReSAP”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tanto Pedro Barbosa como Sara Medina dos Santos já ocupavam os cargos, em regime de substituição.

Segundo o Ministério da Cultura, as três nomeações, “com efeito a 02 de maio último, correspondem a comissões de serviço de cinco anos”.

A tutela de Pedro Adão e Silva confirmou ainda o Conselho de Administração da Fundação da Centro Cultural de Belém (CCB), que “dispõe de um presidente e dois vogais, os três designados por despacho do membro do Governo responsável pela área da Cultura”.

Elísio Summavielle continuará como presidente e Delfim Sardo como vogal. Madalena Reis assume o cargo de vogal anteriormente ocupado por Isabel Cordeiro, que foi nomeada Secretária de Estado da Cultura.

Estes três mandatos “têm uma duração de três anos, com efeitos a 26 de abril último”.

Quanto aos concursos públicos para cargos diretivos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o de diretor-geral encerrou em 17 de junho do ano passado, assim como o de um dos cargos de subdiretor-geral. O concurso para o outro cargo de subdiretor-geral encerrou em 14 de abril deste ano. Não há ainda decisões anunciadas destes concursos.

De acordo com fonte oficial do Ministério da Cultura, em declarações à Lusa, os concursos da DGPC estão “em fase de desenvolvimento processual entre a CReSAP e o ministério”.