790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Do sonho ao pesadelo em quatro dias: Roma perde em Florença (com dois golos a abrir em 11 minutos) e desce ao sétimo lugar

Este artigo tem mais de 1 ano

Mourinho só trocou Zaniolo por Veretout mas romanos foram uma sombra da equipa que chegou à final da Conference League e perderam com Fiorentina, numa luta pela Europa reaberta a quatro equipas (2-0).

José Mourinho viu equipa da Roma ficar em desvantagem logo aos cinco minutos numa grande penalidade que mereceu muitos protestos
i

José Mourinho viu equipa da Roma ficar em desvantagem logo aos cinco minutos numa grande penalidade que mereceu muitos protestos

Getty Images

José Mourinho viu equipa da Roma ficar em desvantagem logo aos cinco minutos numa grande penalidade que mereceu muitos protestos

Getty Images

Os seis jogadores que ficaram de início no banco de suplentes na receção da Roma ao Bolonha acabaram por entrar quase todos para uma última meia hora de pressão sem resultados capazes de desfazer o nulo e tiveram o condão de mostrar aquilo que era a prioridade de José Mourinho: chegar à final da nova prova da UEFA, a Conference League, superando os ingleses do Leicester na decisão no Olímpico. Conseguiu. Cinco anos depois da última conquista europeia ao serviço do Manchester United, o técnico português voltava a uma decisão internacional e quebrava um jejum de mais de três décadas dos romanos sem atingir um jogo decisivo lá fora. O golo de Tammy Abraham, ainda no quarto de hora inicial, fez toda a diferença.

Mourinho ainda é capaz de fazer história: Roma vence Leicester e volta a uma final europeia 31 anos depois

O Olímpico festejou como se fosse já um título (a final será em Tirana com o Feyenoord), o treinador não conseguiu conter a emoção e saiu em lágrimas, os jogadores caíam de joelhos entre abraços pelo feito. Na semana em que Mourinho cumpria o primeiro ano de ligação aos giallorossi, na altura apenas com esse anúncio de que iria chegar à capital transalpina para substituir Paulo Fonseca, a Roma alcançou um dos objetivos da temporada. No entanto, havia outro que estava ainda por garantir e que passava pela entrada num dos lugares com acesso à Liga Europa, depois de AC Milan, Inter, Nápoles e Juventus terem fechado as vagas para a Champions. E esta jornada podia ser quase decisiva para alcançar outra das metas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há um ano anunciámos Mourinho e também por isso [para chegar a uma final europeia], tínhamos a certeza de que era o líder e que era o homem certo para levar a Roma ao sucesso. Merecemos terminar a comemorar, um troféu seria fantástico. Apontar à Liga dos Campeões no próximo ano? Agora somos uma equipa de Serie A e da Conference League, depois vamos rever os nossos objetivos na próxima época”, disse Tiago Pinto, diretor desportivo da Roma, à Sky Sport Itália após o triunfo com o Leicester.

E um dos pontos fulcrais para essa possível alteração de metas passava pela qualificação pelo menos para a Liga Europa, numa altura em que a Roma ocupava a sexta posição a três pontos da rival Lazio com menos um jogo, os mesmos pontos do que Atalanta (que na próxima jornada defronta em San Siro o líder AC Milan) e mais três do que o adversário desta ronda, a Fiorentina, curiosamente a equipa com quem José Mourinho disputou o primeiro jogo da Serie A neste regresso após passagem pelo Inter. Desta vez, foi tudo ao contrário. E uma entrada em falso acabou por levar a uma derrota sem história em Florença.

Mourinho fez apenas uma alteração na equipa em relação ao onze inicial, deixando Zaniolo no banco e lançando Veretout como titular também para haver outra capacidade de condicionamento da primeira fase de construção do conjunto de Florença com Amrabat. No entanto, e sem que tivesse havido qualquer perigo junto de alguma das balizas, a equipa da casa adiantou-se no marcador com uma grande penalidade que foi ganha (e muito contestada) e transformada por Nico González (5′), antes do 2-0 apontado também naquele que foi o segundo remate por Bonaventura, aproveitando o mau posicionamento de Zalewski (11′). A equipa viola levava quatro derrotas na Serie A mas tinha uma entrada de sonho no jogo decisivo. E só mesmo de livre direto a Roma tentou reagir, com Terracciano a defender a tentativa de Pellegrini (20′).

[Clique nas imagens para ver os golos do Fiorentina-Roma em vídeo]

A Fiorentina ainda teria um golo anulado a Bonaventura até ao intervalo, numa primeira parte dominada por completo perante uma Roma sem capacidade de saída e com José Mourinho a mostrar por várias vezes discordância com decisões de arbitragem. Para o segundo tempo, Zaniolo entrou para o lugar de Sérgio Oliveira na tentativa de esticar um pouco mais o jogo e Tammy Abraham ficou perto de reduzir de cabeça logo aos 51′, fazendo a bola rasar o poste. Ainda assim, essa seria uma exceção ao filme dos últimos 45 minutos, com a Roma a tentar mas a não ter forças de colocar em causa a vantagem da Fiorentina e a descer ao sétimo lugar com os mesmos pontos da Atalanta (sexta) e da equipa de Florença (oitava).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora