Cervejaria Sem Vergonha

Travessa de Santa Quitéria 38 (Lisboa). Tel.: 21 385 0967. Sábado, das 15h30 às 20h

Para quem já tem saudades dos santos: se já está a pensar em festejar os santos populares como manda a tradição, saiba que o aquecimento pode ser feito já este sábado. A Cervejaria Sem Vergonha organiza um arraial de warm up, a antecipar o que irá acontecer no dia 12 de junho, véspera de Santo António, com música ao vivo do Duo Fox, sardinhas e, claro, muita cerveja à mistura. Debaixo dos guarda sóis, à mesa ou entre as espreguiçadeiras e os sofás XXL, é possível pedir amêijoas à Bulhão Pato, tártaro de atum, caril de gambas ou wrap de sapateira. Os que não dispensam carne, não precisam de fazer fretes, a cervejaria também aposta em carnes maturadas e bifes do lombo, em pregos no pão ou combinações infalíveis com cogumelos. Acompanhe a refeição ao ar livre com um copo de vinho branco gelado ou a típica cerveja que dá nome ao restaurante.

Festival “Soil to Soul”

Castelo do Alandroal (Évora). Tel.: 93 201 3469. Sábado e domingo, das 10h às 19h. Entrada: gratuita

Para os que acreditam que somos o que comemos: o movimento que promove a preservação dos solos, a agricultura regenerativa e um sistema alimentar saudável, sustentável e nutritivo começou em 2020 na Suíça e chega agora a Portugal, mais concretamente ao Alentejo. Durante dois dias, o Castelo do Alandroal vai juntar chefs, produtores, artesãos da região e artistas musicais num evento que promete sensibilizar a comunidade para a conservação de recursos naturais, sociais e culturais. Marlene Vieira Lídia Brás, Jóssara Martins, João Sá, Vitor Adão e Mateus Freire são os chefs que vão confecionar pratos com produtos locais em showcookings, Mafalda Sena, Cláudia Viegas, Alfredo Sendim (Freixo do Meio) e Francisco Alves (Porcus Natura), com a curadoria e moderação de Paulo Amado, são os oradores que irão discutir temas pertinentes como a nutrição ou a sustentabilidade, já a cena musical fica a cargo da banda portuense Best Youth e do músico Benjamim que vão ser protagonistas de dois concertos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“I Need to Start a Garden”

Palácio do Chiado –Sala Quintela, piso 1 (Lisboa). Tel.: 21 010 1184. Segunda a domingo, das 12h30 às 23h. Entrada: gratuita

Para ver arte num palácio: depois de Joana Hamrol, Mariana Horgan e Amália Cardoso, é a vez de Mariana Simão inaugurar uma exposição nas paredes deste palácio do século XVIII. Com uma visão abstrata e intimista do que a natureza pode proporcionar, a jovem artista autodidata de 32 anos, que começou por pintar paredes, apresenta duas novas telas e quatro pinturas sobre papel, onde a rigidez dos contornos é assumida, os traços negros e ziguezagueantes são assertivos, os planos sobrepõem-se e as cores não se misturam. “Take my time to watch the flowers bloom” é o título da maior tela apresentada na exposição e consta ser a maior pintada até à data pela artista, não contando naturalmente com as suas gigantescas pinturas murais em projeto como o Village Underground ou o seu mais recente mural a inaugurar em Santarém nas próximas comemorações do 25 de abril, e ainda a exposição apresentada em setembro de 2021 no Espaço Corrente. Amostra está patente até dia 31 julho e conta com a curadoria de Matilde Corrêa Mendes.

KUG Flores

Rua das Flores, 135 (Porto). Tel.: 91 363 8944. Segunda a domingo, das 12h às 00h

Para os amantes de brunch e de vinhos: depois do KUG Palácio, a marca Kitchen & Urban Garden chega à rua das Flores, no Porto. Com 55 lugares, este novo jardim urbano mantém uma carta desenhada pelo chef estrelado Rui Paula e conta ainda com um rol de cocktails assinado por Pedro Fernandes, uma oferta com 185 referências de vinho a copo e a presença de um sommelier disposto a ajudar a escolher os melhores néctares para provar no espaço ou levar para casa. Todos os dias, entre as 12h e as 17h30, é servido o brunch, seja em formato menu fechado, com uma opção vegetariana, ou à la carte, à escolha do freguês. Ovos florentine e pinhão, ostras com framboesa, bao de costela teriaky com pepino yutaka, hambúrguer de lavagante com sunomono, tacos de atum com molho de kimchi, ceviche de robalo com leite de tigre, ananás, puré de batata doce e espuma de lima, panquecas de matcha e côco, banana bread com caramelo de tâmaras ou uma versão de tiramisu em formato bola de berlim são alguns exemplos do que pode provar.

Fogo Fogo

Rua de Passos Manuel, 178, 4.º piso (Porto). Tel.: 22 208 7268. Sexta-feira, 21h. Bilhetes: 10 euros

Para começar a noite a aquecer: depois de lançarem dois singles em vinil e um EP, em 2021 a banda Fogo Fogo editou Fladu Fla, o seu primeiro álbum de originais e considerado pela crítica um dos melhores do ano. Nele cabe uma homenagem e reinvenção dos ritmos e das batidas cabo-verdianas, onde a língua e a performance contagiam e viciam. O quinteto formado por Francisco Rebelo (baixo), João Gomes (teclas), Edu Mundo (bateria), Danilo Lopes e David Pessoa (vozes/guitarra) combina referências, raízes e cancioneiros africanos e tropicais, aos quais juntam uma boa dose de criatividade e contemporaneidade. Esta sexta-feira, o grupo promete preencher a sala de concertos dos Maus Hábitos, no Porto de suor, força e liberdade, apresentando assim o seu reportório e o seu novo trabalho discográfico. A digressão dos Fogo Fogo também passará por cidades como Mértola, Lisboa, Ovar e Braga.

Aniversário Cerveja Musa

Musa da Bica, Nova Fábrica da Musa (Lisboa) e Musa das Virtudes (Porto). De sexta a domingo, a partir das 14h

Para cantar os parabéns e brindar: a Musa faz seis anos de vida este fim de semana e, após dois anos atípicos, volta a festejar em grande com concertos, djs sets e muita cerveja a correr pelas torneiras, sendo que a principal novidade será a inauguração da nova Fábrica Musa, na rua do Vale Formoso, em Marvila, depois de ter abandonado as antigas instalações na rua do Açúcar. O aniversário vai durar três dias e de quinta a sábado serão muitas as desculpas para levantar o corpo e brindar. Na Musa das Virtudes, com vista para o Douro, os Conferência Inferno vão dar um concerto na sexta-feira às 16h, seguindo-se depois os djs Fitz, Karpet e Ana Pacheco. Já no sábado, a animação acontece na abertura da fábrica e logo a partir das 14h, com concertos de Puta da Silva, Sereias e Expresso Transatlântico, logo depois A mãe dela, Rita Lig, Lady G Brown, Venga Venga e Domatrice tomam conta da mesa de mistura.

Som no Coreto

Rua Manuel Godinho de Herédia, 2 (Lisboa). Tel.: 91 775 7947. Sábado, às 18h. Bilhete: 20€

Para ouvir música carioca no jardim: com a chegada do bom tempo há pouca coisa que combine tão bem como um jardim e boa música. No Restelo, o Som do Coreto é palco de concertos exclusivos realizado num ambiente intimista e este sábado recebe Domenico Lancellotti, um dos fundadores da Orquestra Imperial. O músico brasileiro multi-instrumentista, cantor, compositor, performer, produtor e artista plástico é um dos nomes maiores da Música Popular Brasileira contemporânea e vai mostrar o repertório dos seus três álbuns – Serra dos Órgãos (2017), Cine Privê (2011) e Raio (2021) – além de alguns temas inéditos também em formato voz e violão.

Novo menu no Peixoco

Avenida José Mourinho 28 (Setúbal). Tel.: 26 510 5268. Quarta a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h30; domingo, das 12h às 15h

Para comer peixe e marisco com vista para o mar: André Lucas, português, e Constance Bauer, francesa, são o jovem casal à frente do restaurante Peixoco em Setúbal, aberto desde o final do ano passado. Com vista para o Atlântico, apresentam agora uma nova carta inspirada na estação quente, com ingredientes que passam pelo peixe, marisco e muitos vegetais. Os petiscos variam entre as ostras do Sado, os croquetes de choco com maionese fumada e paprica, o berbigão à bulhão pato com azeite, alho, limão e manteiga, a alface grelhada com ovas de truta, as tostas de carapau com molho pesto de coentros e malagueta. Já nos pratos principais, as especialidades centram-se no arroz de choco com gambas, pimento vermelho, aioli e salsa, na salsicha de peixes com puré de batata e legumes e na combinação clássica de fish and chips, mas também há opções carnívoras, como bife da vazia dos Açores com batata frita e molho de manteiga e alho. Para terminar a refeição conte com sobremesas como o pudim de pão com doce da temporada e iogurte, uma mousse de chocolate 70% de cacau com praliné de amendoim e coulis de caramelo ou uma mistura de iogurte natural com laranja, arroz crocante e marshmallow.

Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout) na Noite dos Museus

Museu Nacional da Música, R. João de Freitas Branco 12, Lisboa. Sábado, 22h. Entrada livre

Para um concerto à noite no museu: no próximo sábado, 14 de maio, celebra-se mais uma edição da Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo ministério da Cultura de França. Em Lisboa, o Museu Nacional da Música — localizado na estação de metro de Alto dos Moinhos — associa-se às celebrações e promove um concerto noturno e de entrada livre de Francisca Cortesão a solo. A cantora e compositora, que foi também uma das autoras do tema “Anda Estragar-me os Planos”, vai tocar canções da sua banda Minta & The Brook Trout, originalmente (começou há 15 anos) um projeto a solo entretanto tornado banda. As canções serenas de Minta & The Brook Trout, inspiradas na sonoridade folk norte-americana, já deram origem a quatro álbuns: o mais recente dos quais, Demolition Derby, editado no ano passado.

© Vera Marmelo

Jardim Churchill’s

Rua da Fonte Nova, 5 (Vila Nova de Gaia). Tel.: 22 374 4193 ou 91 550 7322. 1982 Bar: sexta a domingo, das 13h às 20h. Caves da Churchill’s: segunda a domingo, das 10h às 18h

Para voltar ao sítio onde já se foi feliz: esta sexta-feira reabre o 1982 Bar, no jardim da Churchill’s, a pérola à beira rio onde pode petiscar, beber um copo de vinho ou ainda fazer um piquenique em família. O projeto abriu pela primeira vez ao público em 2020 e a inspiração do nome vem da data do primeiro vinho do Porto vintage declarado da Churchill’s. Nesta temporada de verão, o jardim conta com um wine bar, de onde saem cocktails originais com base no vinho do Porto e Douro, uma zona com mesas, bancos, almofadas e toalhas, para quem preferir sentir o relvado, um mural da artista Kruella d’Enfer, que celebra os 40 anos da Churchill’s, e ainda uma carta com aperitivos salgados, como tábuas de queijos e enchidos ou húmus acompanhados por vegetais. Até 5 de outubro pode ainda esperar um calendário de concertos e djs convidados e ações pop-up em parceria com espaços gastronómicos da região que serão anunciados em breve. Caso queira conhecer a fundo a marca e tornar-se um expert em vinho, saiba que as caves da Churchill’s, mesmo ali ao lado, estão abertas para visitas guiadas feitas por marcação.

Inaugurações Simultâneas em Miguel Bombarda

Rua Miguel Bombarda (Porto). Sábado, das 16h às 20h

Para aprender novos ofícios: este sábado acontece o terceiro ciclo de Inaugurações Simultâneas do ano no quarteirão mais artístico e cultural da cidade. As galerias estarão de portas abertas a quem quiser conhecer as novas obras de arte contemporânea e as mais recentes coleções, seja de forma individual ou em grupo, à boleia das visitas guiadas organizadas. Entre as 16h30 e as 17h30, na zona pedonal junto à rua de Cedofeita, o grupo Pop UP Vozes Portáteis vai protagonizar um concerto para toda a família, já o conhecido mimo Mr. Milk apresentará a performance “Street Mime” e promete muito interação. Se quiser aproveitar a tarde para aprender novos ofícios, há dois momentos que deve apontar na agenda. “Massajar a Imaginação” é nome do workshop dedicado ao desenho e à ilustração, pensado para adultos e crianças a partir dos seis anos e orientado por Catarina Gomes. “Corta e Cola Existencial” é a segunda atividade colaborativa que junta ilustrações e colagens, será orientada por Helena Rocio Janeiro, a artista que dá vida ao projeto Coração Ditador.

Open House Lisboa

Vários locais de Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 19h. Entrada: gratuita

Para descobrir a arquitetura lisboeta por dentro: o evento que mostra a arquitetura das cidades, abrindo as portas ao público a casas, edifícios públicos, museus, palácios, teatros e igrejas está de volta, numa edição comissariada pelo atelier Aurora Arquitetos, sob o tema “A Rebeldia do Invisível”, onde a intenção é mostrar a arquitetura menos visível no território. A 11.ª edição do Open House desvenda 25 dos 70 espaços que se podem visitar, entre a Casa Fernando Pessoa, Museu Júlio Pomar, Carpintarias de São Lázaro, Seminário São Paulo de Almada, Teatro Thalia ou o Madan Parque. Para enriquecer a experiência em cada edifício haverá concertos, projeções, performances, exposições, instalações e workshops, tanto para miúdos como para graúdos.

Index – Bienal de Arte e Tecnologia

Vários espaços em Braga. De 12 a 22 de maio. Bilhetes: entre os 3 e os 9 euros

Para juntar a arte à tecnologia no Minho: esta sexta-feira arranca a primeira edição do Index – Bienal de Arte e Tecnologia, em Braga, considerada Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. O programa junta em várias moradas e online mais de 50 atividades, entre exposições, performances, conversas, workshops e visitas guiadas que pretendem explorar e refletir sobre as práticas artísticas e o pensamento crítico nos quais a tecnologia assume um papel central. Florian Hecker, People Like Us, Jonathan Uliel Saldanha e Bruno Latour acompanhado de Frédérique Aît-Touati são alguns dos nomes que compõem o calendário, que tem como um dos momentos altos a estreia nacional do espetáculo “Subassemblies”, do japonês Ryoichi Kurokawa, no Theatro Circo.

O contraste das principais artérias comerciais da cidade de Braga uma hora antes e uma hora depois do recolher obrigatório do estado de emergência, no âmbito das medidas de contenção da covid-19, em Braga, 28 de novembro de 2020. Com 213 concelhos em risco em Portugal, o Conselho de Ministros decretou, durante este e o próximo fim-de-semana, a proibição de circulação interconcelhia, bem como o confinamento obrigatório para toda a população destes concelhos a partir das 13h. HUGO DELGADO/LUSA

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.