790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O motor de busca que nos desafia a apaixonar pelo carro certo

Este artigo tem mais de 1 ano

Jovem, disruptiva e inclusiva. É assim a nova campanha do PiscaPisca.pt, o motor de busca de compra e venda de carros usados, que vem romper com a forma de comunicar neste sector

Nem sempre os atores sabiam se os elementos em seu torno eram reais ou virtuais. É que na produção da última campanha do PiscaPisca.pt, um motor de busca de compra e venda de carros usados, apostou-se numa técnica especial, aquela que lhe atribuiu um cariz imersivo — marcada por uma linguagem plástica e pop, que nos faz viajar pelo “tom surrealista e fantástico dos videoclipes” explica o realizador e produtor da campanha Duarte Neves da BOMBOM.

A técnica chama-se Virtual Production, foi utilizada em projetos como a série “Mandalorian”, do universo “Guerra das Estrelas” e estreia-se assim em Portugal: “Permite tirar partido da nova tecnologia de fundos em Led Wall, substituindo assim os fundos em croma por fundos em led que iluminam a cena de forma realística, o que resulta no aproveitamento dos reflexos da imagem projetada pelos Led Walls, criando um efeito de imersão em toda a narrativa”, explica Paulo Figueiredo, diretor do PiscaPisca.pt.

Mantendo o apoio da McCann Portugal, a campanha poderá ser vista ao longo de todo o ano em vários meios, seja nos principais canais de televisão, em outdoors, rádio, ou redes sociais.

Mantém o posicionamento em que tem vindo a apostar — uma marca dinâmica, jovem e para todos — e convida os portugueses a apaixonarem-se pelo carro certo: “O PiscaPisca.pt não é apenas mais um motor de busca online. É o espaço de confiança e inovação, pensado para todos os gostos, estilos de vida e necessidades do mercado”, diz o diretor da marca. “Também a realização e produção da nova campanha com o mote ‘Apaixona-te pelo carro certo’ espelha essa mesma inovação. “

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jovem, dinâmica e cheia de música

Além do tom imersivo, também o storytelling é um elemento essencial da nova campanha, por via não só da imagem, mas também da música. A música tem sido, aliás, um elemento determinante na identidade da marca. E as provas estão à vista: depois de Ruth Marlene, Emanuel chega agora a vez de David Carreira, a personagem transversal às três narrativas criadas para a campanha a que dá voz.

“A música faz parte do ADN da marca desde o lançamento e traduz os valores da marca: jovem, divertida, inovadora e irreverente. A evolução com diferentes artistas portugueses consubstancia isso mesmo, refletindo uma constante evolução, que reafirma que somos o motor de busca do carro certo para todos os perfis e estilos de vida”, explica.

“Contar com o David Carreira nesta nova campanha é, por um lado, uma evolução natural, mas é, por outro, um prazer e um orgulho”, confessa Paulo Figueiredo. “Acreditamos que iremos conseguir impactar novos públicos, o que se enquadra na estratégia de maior abrangência da marca”, acrescenta.

O músico, bem conhecido entre os portugueses, é também protagonista na novela da TVI “Rua das Flores”, que inclui o personagem Pedro Piscas. Trata-se de mais uma prova da disrupção da marca no universo da comunicação e do marketing. Uma nova forma de “fazer chegar a mensagem” e de cruzar a realidade e a ficção.

“Os moradores da Rua das Flores [da novela], necessitam de vender ou comprar carro como qualquer um de nós e, como tal, queremos demonstrar neste cruzamento de realidade e ficção que o PiscaPisca.pt é o Motor de Busca ideal para quem quer comprar e/ou vender em segurança e com confiança.”

O Piscapisca.pt vai estar também representado no festival Rock in Rio, com data de arranque em junho. É outro dos projetos em linha com os valores e objetivos da marca: “Vamos contar com a Roda Gigante Fun & Roll” Pisca Pisca”, revela Paulo Figueiredo.

Uma marca para todos

Também o nome da marca é ilustrativo dos seus valores. Basta pensar que quando acionamos o pisca do carro, pretendemos assinalar que vamos mudar de direção. E é mesmo esse o objetivo da marca: romper com a imagem “antiquada” ligada ao setor automóvel e abranger todos aqueles que necessitam de uma forma de deslocação de qualidade e confiança — que tanto pode ir de uma família, a um profissional em início de carreira ou estudante, os três elementos representados nesta nova campanha.

A marca tem como objetivo ser o advisor de todos os consumidores de carros. “O PiscaPisca.pt, desde o seu lançamento, decidiu trabalhar segmentos que tradicionalmente não eram alvo do setor e dos marketplaces. A equipa trabalhou para desconstruir a imagem antiquada de um mercado maioritariamente masculino, sério — mais do que o necessário — e monopolista.”

Além da técnica de produção inovadora, do tom informal e da música, também as cores evidenciam este posicionamento do Piscapisca.pt: “A aposta na inovação das cores — com o rosa fúcsia e o azul elétrico – demonstra que queremos falar com todos os tipos de consumidores, de ambos os géneros e com todos os estilos e idades”, explica o diretor da marca. “Queremos que a nossa marca seja irreverente, que seja uma lufada de ar fresco.”

Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora