Um avião com 22 pessoas a bordo desapareceu dos radares este domingo no Nepal. Uma equipa de busca e resgate deslocou-se para a região depois de ter sido detetado um incêndio na região onde o avião foi localizado pela última vez — junto à nascente do rio Lyanku Khola, na base da montanha Manapathi, na zona dos Himalaias que faz fronteira com o Tibete.

Entre os 22 passageiros estão 16 nepaleses, quatro indianos e dois alemães. A bordo do avião iam também três membros da tripulação. O avião pertence à Tara Air, subsidiária da Yeti Airlines e sediada na capital nepalesa de Kathmandu, realizou o primeiro voo em abril de 1979.

O alerta para o incêndio, que as autoridades desconfiam ser o resultado da queda do avião, foi dado pelos habitantes de uma vila naquela região do Nepal. A aeronave, do modelo De Havilland Canada DHC-6-300 Twin Otter, estava a terminar uma viagem de 20 minutos entre Pokhara e Jomsom; e perdeu contacto com a torre de controlo a cinco minutos de aterrar.

As autoridades nepalesas confirmaram que, a confirmar-se a queda do avião, ela pode ter sido provocada pelo tempo muito nublado na região. A própria Autoridade de Aviação Civil do Nepal admitiu que o paradeiro do avião continua desconhecido por causa do “mau tempo e do terreno complexo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa fase inicial, fonte oficial das equipas de resgate afirmou que elas continuariam as buscas ininterruptamente nas próximas 24 horas. No entanto, ao fim de algumas horas, as buscas foram suspensas por causa do mau tempo. “As buscas serão retomadas amanhã de manhã cedo, tanto por via aérea como terrestre”, devido à chuva e ao cair da noite, disse o porta-voz do Exército nepalês, Narayan Silwal, à EFE.

Este é um segundo avião a desaparecer dos radares este domingo. Na Croácia, um pequeno avião também desapareceu depois de descolar da cidade croata de Split. O avião Cessna 182 desapareceu do radar por volta das 9h25 (10h25 em Lisboa) quando voava em direção à Alemanha.

Pequeno avião desaparece do radar após descolar da Croácia em direção à Alemanha