O diretor-geral da agência para o nuclear da ONU, Rafael Grossi, avisou esta segunda-feira que os especialistas daquela entidade observaram atividades na Coreia do Norte que apontam para a possibilidade de Pyongyang estar a preparar um novo teste atómico.

“Vimos indicações de que um dos acessos ao local de teste nuclear de Punggye-ri foi reaberto, possivelmente para preparar um teste nuclear”, disse o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), na abertura da reunião de verão do Conselho de Governadores da agência que integra o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

A realização de um teste nuclear violaria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e seria motivo de séria preocupação”, acrescentou Grossi.

A Coreia do Norte já realizou seis testes nucleares, o primeiro em 2006 e o mais recente em 2017.

Os inspetores da AIEA foram expulsos da Coreia do Norte em 2009 e, desde então, monitorizam as atividades do regime norte-coreano por meio de imagens de satélite.

Grossi acrescentou que a Coreia do Norte também está a realizar outras atividades nucleares na instalação nuclear de Yongbyon, onde opera um reator de 5 megawatts e onde o urânio, um material civil e militar de dupla utilização, é enriquecido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder da AIEA defendeu que a Coreia do Norte deve retomar, sem demora, a cooperação com a agência das Nações Unidas na aplicação plena e efetiva do seu acordo de salvaguardas (controlos) ao abrigo do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que Pyongyang abandonou em 2003.

No início deste mês, a Coreia do Norte assumiu a presidência mensal e rotativa da Conferência de Desarmamento da ONU, algo que suscitou fortes críticas devido à política de armamento e aos ensaios com mísseis realizados pelo regime de Pyongyang, em violação das normas internacionais do Conselho de Segurança.

Coreia do Norte assume presidência da Conferência de Desarmamento da ONU sob críticas