A Rússia indicou, esta quarta-feira, que cabe à Ucrânia resolver o problema da exportação de cereais, uma vez que Moscovo já fez tudo o que podia fazer. As declarações de Sergei Lavrov foram feitas esta manhã numa conferência de imprensa após um encontro entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu e da Rússia, em Ancara (Turquia), que tinha como objetivo abordar precisamente esta questão da exportação de cereais dos portos ucranianos.

“Para resolver o problema, a única coisa que é necessária é que os ucranianos deixem sair as embarcações dos seus portos, quer desminando-os, quer definindo corredores seguros. Nada mais é necessário”, afirmou o ministro russo, citado pela Reuters, sublinhando que Moscovo tem dito “diariamente que está pronta para garantir a segurança dos navios”.

Estamos prontos para fazer isso em cooperação com os nossos colegas turcos.”

A Rússia já tinha dito que só a Ucrânia e o Ocidente podia fazer algo para garantir a exportação de cereais ucranianos e russos, que estão bloqueados desde o início da guerra e estão a gerar receios de uma crise alimentar que pode atingir especialmente os países menos desenvolvidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rússia diz que cabe a Kiev e ao Ocidente resolver a crise alimentar global

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros turco considerou “razoável” o plano das Nações Unidas para abrir um corredor de forma a retomar as exportações de cereais na Ucrânia, mas sublinhou que para garantir a segurança das embarcações são necessárias “mais negociações”.

Lavrov abordou ainda a questão das negociações entre Moscovo e Kiev para um cessar-fogo, indicando que será necessário que elas sejam retomadas antes que haver um encontro entre os líderes dos dois países, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin. O ministros considerou ainda que a “operação militar especial”, termo usado pelo Kremlin para se referir à guerra na Ucrânia, está a correr como planeado.

Estima-se que cerca de 22 milhões de toneladas de cereais estejam bloqueadas na Ucrânia devido à guerra, já que a Rússia está a bloquear o Mar Negro e os portos ucranianos estão repletos de minas que foram lá colocada para impedir o desembarque das tropas russas.

A “Guerra Mundial do Pão” já começou?