Imola já a teve, a Áustria tinha-a este sábado, o Brasil ainda a vai ter: a corrida sprint na qualificação dos Grandes Prémios de Fórmula 1 foi uma das grandes novidades de 2021 e continua a ser dos momentos mais entusiasmantes em 2022, com o Red Bull Ring de Spielberg a receber a segunda desta temporada na antecâmara da corrida deste domingo.

Nos treinos livres, Max Verstappen foi o mais rápido e garantiu a pole-position da corrida sprint, superando os Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz, que completaram o pódio. As voltas de apuramento para a qualificação final ficaram essencialmente marcadas pela exibição de duas bandeiras vermelhas na terceira sessão, a que encerra as primeiras 10 posições da grelha, ambas após despistes dos Mercedes: Lewis Hamilton perdeu o controlo do carro na curva 7, com George Russell a colidir com as barreiras de proteção na curva 10 logo depois do regresso à pista. Assim, Hamilton partia de 10.º, Russell de 5.º.

“Foi uma qualificação muito apertada. Esta é uma pista onde é difícil ir bem. Não tem muitas curvas e é fácil errar em qualquer uma delas. Estou feliz com a pole mas os pontos serão divididos no sábado e, sobretudo, no domingo”, disse Max Verstappen depois das sessões de treinos livres, ele que já tinha vencido a primeira corrida sprint da temporada, em Imola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este sábado, ao longo de 100 quilómetros e 23 voltas, Fernando Alonso acabou por ser o primeiro protagonista — mas pelos piores motivos. O piloto espanhol não arrancou para a volta de formação porque o Alpine ainda tinha os pneus cobertos e acabou mesmo por não participar na corrida sprint, garantindo desde logo o último lugar na grelha de partida deste domingo. Em pista, Max Verstappen liderou do início ao fim e assegurou a pole-position na Áustria, conquistando ainda mais oito pontos que reforçam a liderança no Mundial e tornando-se o piloto com mais vitórias em corridas sprint, com três, ultrapassando as duas de Valtteri Bottas.

Charles Leclerc e Carlos Sainz também mantiveram as posições, saindo de segundo e terceiro, e Lewis Hamilton conseguiu agarrar o oitavo lugar já nas últimas voltas, ultrapassando Mick Schumacher e recolhendo ainda um ponto. George Russell sairá de quarto e Sergio Pérez de quinto, seguindo-se Esteban Ocon e Kevin Magnussen.