São normalmente os outros a aguardar por Vladimir Putin: em junho de 2015, deixou o Papa Francisco uma hora à espera; em 2018 chegou 45 minutos atrasado a um encontro com o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; e em 2020, a propósito de um encontro que servia para discutir a situação na Síria, fez com que Recep Tayyip Erdoğan, Presidente turco, tivesse de estar, ao longo de dois minutos, em frente aos  jornalistas e às câmaras, de pé, a aguardar a sua chegada.

Esta terça-feira, 20 de julho, foi a vez de o Presidente russo ser deixado à espera, precisamente pelo homólogo turco, com quem se encontrou no Teerão, no Irão, para discutir a situação na Ucrânia.

Um vídeo, divulgado por jornalistas e pelo jornal britânico The Guardian, mostra o momento: captado pela comunicação social presente no momento e pela Anadolu, agência de notícias do governo turco, o presidente russo entra na sala e, de pé, com as mãos entrelaçadas, mexendo as pernas e a boca, espera pela chegada de Erdoğan durante 50 segundos. Dá pistas de alguma impaciência, tendo o momento sido interpretado como um gesto de “vingança” da parte do homólogo turco, depois do episódio de 2020, na altura descrito pelos media turcos como um ato de “humilhação” .

“Aqueles 50 segundos que Erdoğan fez Putin esperar, a parecer exausto em frente às câmeras, dizem muito sobre o quanto tudo mudou depois da [invasão da] Ucrânia”, escreveu no Twitter Joyce Param, correspondente no Médio Oriente da National News.

O encontro entre os dois chefes de Estado focou-se, em particular, na questão da exportação dos cereais ucranianos, que tem vindo a ser bloqueada pela Rússia. A Turquia tem vindo a fazer esforços para intermediar um acordo para solucionar o problema — propondo que as forças russas permitam à Ucrânia a circulação de navios de cereais a partir de Odesa e em rotas designadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR