A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, afirmou este sábado que “não houve falhas no sistema SIRESP”. A governante reagia à notícia avançada esta sexta-feira pela Rádio Renascença, sobre alegadas “falhas constantes” do sistema nos incêndios recentes em Leiria.

Em declarações transmitidas pela CNN Portugal, Patrícia Gaspar apontou: “O que aconteceu foi que num teatro de operações com centenas de operacionais, houve em determinados momentos uma má utilização dos equipamentos rádio”.

A partir do momento em que essa falha foi constatada, foi detetado e foi rapidamente corrigido. Não houve qualquer impacto na conduta das operações. Não há nem houve nenhum problema estruturante na rede, foi apenas uma questão de má utilização que foi rapidamente corrigida”, garantiu a secretária de Estado da Proteção Civil

Patrícia Gaspar falava na fronteira de Vilar Formosa, no âmbito de uma ação de sensibilização para apelar aos emigrantes para terem cuidado com comportamentos de risco que possam potenciar incêndios. Sobre a ação, chamada “Emigrante Chama”, a secretária de Estado apontou: “Vim transmitir os cuidados que todos temos de ter e explicar a postura de cidadania e de colaboração com as autoridades que se pretende”.

Lembrando que o país está este verão “em seca extrema”, com “dias de grande calor”, Patrícia Gaspar acrescentou: “Temos tudo a postos do ponto de vista operacional, estamos a responder, mas há esta dimensão de cidadania a que também queríamos apelar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR