Uma publicação viral alega que os armazéns da Amazon “estão a transbordar de mercadorias e têm de ser libertados”. Para isso, segundo a publicação de Facebook do passado dia 31 de janeiro, a marca liderada por Jeff Bezos estará a “oferecer um computador Lenovo por um preço incrível de 1,95 euros”. Bastava responder a um questionário ligado ao texto do autor. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que Amazon está a vender computadores por um euro. É falso.

Em primeiro lugar, é possível dizer que estamos perante uma manobra de phishing, que costuma ser utilizada por quem queira obter informações bancárias ou confidenciais ou de outro género através de publicações da internet. De facto, quando se acede ao site que diz “candidatar-me agora”, somos levados para outro site onde o utilizador se depara com a indicação de que a “página em causa não pode ser encontrada”. Não se é premiado com um computador nem se obtém uma informação clara sobre a alegada campanha da Amazon.

Neste caso concreto, ao clicar na opção de candidatura — que, se estivesse em causa uma promoção fidedigna, encaminharia o utilizador para as condições de acesso aos produtos promovidos —, é apresentado um site de jardinagem, o “Homes and Gardens”. Um sinal de que o endereço original que estaria associado a esta “promoção”, e onde seria solicitada a introdução de dados pessoais, já terá sido desativado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Publicações semelhantes a esta não são novas e já surgiram noutros anos. Por exemplo, em 2022, diferentes fact checkers verificaram a hipótese da Amazon estar a vender produtos por apenas um euro. Tal como o PolitiFact verificou nesse ano, também o Observador utilizou um site, o Scam Adviser, para tentar perceber se estávamos perante uma página credível ou não. O resultado é esclarecedor: no “Trustscore” (um barómetro de confiança, no fundo) o site utilizado pelo autor da publicação original atingiu um ponto em 100 possíveis.

Também é importante dizer que todas as promoções que a Amazon faz são publicadas nas suas redes sociais oficiais e no próprio site oficial. A página de Facebook de onde advém a publicação em questão não está, de todo, relacionada com a marca norte-americana de venda de produtos.

Conclusão

Não é verdade que a Amazon tenha promovido, recentemente, nas suas redes sociais uma campanha de venda computadores, da marca Lenovo, por apenas dois euros. Trata-se de um ação de phishing, muito usada na internet, com o objetivo de obter informações confidenciais ou bancárias de um qualquer internauta.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge