Depois de dois verões de pandemia, de um curto e polémico regresso a Espanha do rei emérito Juan Carlos e da separação da infanta Cristina, a família real espanhola centra atenções e carrega baterias na ilha de Maiorca — e a avaliar pelos semblantes até a colisão que sogra e nora chegaram a protagonizar em tempos parece sanada.

O rei Felipe VI foi o primeiro a chegar e logo se seguiu a rainha Letizia com as duas filhas, a infanta Sofia e a princesa Leonor, que regressou do Reino Unido, onde está a estudar, para passar as férias de verão com a família. O clã real está em Maiorca desde o final de julho e conta com a companhia da rainha Sofia. A ilha balear mantém-se como o destino da realeza espanhola por tradição e a nova geração deixa-se fotografar em passeios pelas ruas, como apenas uns turistas mais.

Ainda a fechar o mês de julho, o rei deu início à sua participação na Copa del Rey de vela, como é tradição. O evento vai já na 40ª edição e Felipe VI participa desde os 16 anos. No dia 31, a rainha Letizia teve o seu primeiro ato oficial já em Maiorca, a gala de encerramento do Atlántida Mallorca Film Fest. Nesta 12º edição do evento, que teve lugar no centro cultural La Misericordia, a rainha entregou o prémio Master of Cinema à atriz francesa Isabelle Huppert e também assistiu a um concerto da cantora Amaia. Outra presença de destaque nesta celebração foi a da artista Marina Abramovic, figura maior  da arte da performance no panorama cultural contemporâneo. A rainha Letizia escolheu para a ocasião um vestido longo em cetim preto, com silhueta tubo e decote halter, que dava protagonismo aos seus braços tonificados, que será da marca sueca & Other Stories, segundo a revista Hola.  Como acessórios usou umas sandálias pretas rasas e uma clutch a condizer, preta e decorada com pedrarias, da Mango.

A família real espanhola manteve durante muitos anos a tradição de realizar uma sessão fotográfica em férias para a imprensa, no Palácio de Marivent. Contudo, no reinado de Felipe VI e Letizia a nova família real decidiu trocar o interior do palácio por diferentes zonas da ilha de Maiorca e deixar-se fotografar em passeios culturais. Este ano, o município de Valldemossa foi o cenário escolhido. No dia 1 de agosto, a família fez uma visita guiada pela Cartuja de Valldemossa, um palácio que, em tempos, também foi uma residência real. Em passeio pelas ruas, os reis e as filhas cumprimentaram várias pessoas que quiseram ver a família real de perto. Letizia prestou homenagem à ilha ao usar uma saia no estampado típico maiorquino, o ikat, com assinatura do criador local Pablo Erroz. A princesa Leonor e a infanta Sofia usaram minivestidos e alpercatas, o calçado que já se tornou uma imagem de marca da família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As férias da realeza: 50 imagens de outros tempos para inspirar o nosso verão

Na noite de 4 de agosto os reis, acompanhados pela rainha emérita, cumpriram mais uma tradição: uma receção às autoridades das Ilhas Baleares e a uma representação da sociedade local. Depois das restrições sanitárias por causa da pandemia de Covid-19 terem ditado o cancelamento deste evento em 2021, este ano ele regressou em grande. Pela primeira vez esta receção aconteceu no Palácio de Marivent, a residência dos reis em Maiorca, e contou com cerca de 300 convidados.

A rainha Letizia chamou sobre si as atenções e apresentou aos fãs uma peça do seu guarda-roupa, numa nova homenagem à localidade, com assinatura de mais uma marca local, a Charo Ruiz Ibiza. O vestido comprido de nome Aryana, tem saia rodada, decote barco com os ombros à mostra e um surpreendente tom de laranja que destaca a pela bronzeada da rainha. Usou o cabelo apanhado e deu protagonismo ao novo brincos dourados da marca Isabel Guarch. Como calçado, apostou na comodidade de umas alpercatas a condizer com os tons do vestido. A rainha Sofia, por seu lado, combinou umas calças largas bege com uma blusa estampada.

Na noite seguinte a família voltou a reunir-se e saiu para jantar fora, no restaurante Ola del Mar de Portitxol, especializado em cozinha mediterrânica e que será um dos locais favoritos na ilha, segundo conta a Hola. Aos reis Felipe e Letizia, juntaram-se as filhas e ainda a rainha Sofia e a irmã desta, a princesa Irene. O grupo de seis deixou-se fotografar em passeio pela rua, na noite maiorquina. A infanta Sofia, a avó e o rei caminharam de braços dados. Ao lado, a princesa Irene esteve acompanhada e à conversa com a princesa Leonor e a rainha Letizia.

O fim de semana ficou marcado pelo fim da 40ª edición da Copa del Rey MAPFRE e, no sábado, coube a Felipe VI entregar o troféu aos vencedores. No domingo o rei assistiu em Bogotá à tomada de posse do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro. No domingo à noite as mulheres da família juntaram-se para jantar e passear. As rainha Letizia e Sofia, que se deixaram fotografar de braço dado e muito animadas, com as jovens Leonor e Sofia saíram para comer no restaurante Beatnik Palma. O espaço pertence ao hotel Puro e está localizado no centro histórico de Palma. Depois da refeição as quatro deram um passeio a pé e visitaram um mercado de artesanato na rua.

Letizia e as filhas escolheram vestidos de minissaia para este noite em família. Enquanto a mãe optou por um vestido com padrão geométrico em rosa e branco e, claro, alpercatas a condizer, as filhas usaram modelos Zara em tons de azul (para Leonor) e branco (para Sofia). A rainha Sofia, não ficou atrás no que toca a um certo arrojo na escolha da indumentária, mas optou por um conjunto de calças e camisa num colorido padrão ótico.