No 168.ª dia de guerra, que descreveu como “difícil”, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixou  uma mensagem para os ocupantes russos dos territórios temporariamente ocupados: a sua única opção é fugir.

“Independentemente do que os invasores prometam, a sua única saída é fugir, na melhor das hipóteses, se conseguirem a tempo”, afirmou Zelensky no discurso diário.

O chefe de Estado ucraniano lembrou os progressos na região norte do país, de onde expulsaram o exército russo, e a libertação da Ilha Zmiinyi, mais conhecida por Ilha da Serpente, um território estratégico recentemente de volta ao controlo da Ucrânia. “Eles já sentem que chegou o tempo de fugir de Kherson e do sul do nosso país. O tempo virá em que vão fugir da região de Kharkiv, do Donbass, da Crimeia”, sublinhou.

Após as notícias do ataque desta quarta-feira a Dnipropetrovsk, Zelensky garantiu que não vai ficar sem resposta. O líder ucraniano adianta que morreram 13 pessoas nos bombardeamentos e que pelo menos dez ficaram feridas, cinco em estado grave. Vê esta “manifestação de terror russa” como mais uma prova de que é necessário aumentar o apoio militar à Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando é que a guerra vai acabar? Alguns dizem meses, um ano, dizem outros, talvez mais. Mas a questão depende diretamente na questão do número de baixas que a Rússia vai sofrer”, destacou. Para Zelensky, se “43.000 soldados russos mortos” não convencem a liderança da Rússia de que precisam de sair da guerra, são precisos mais resultados.

Quanto mais perdas os ocupantes sofrerem, mas rápido vamos poder libertar a nossa terra e garantir a segurança da Ucrânia”

Na comunicação diária, referiu ainda as perdas russas, nomeadamente de dez aviões de combate, incluindo nove na Crimeia, na sequências de explosões numa base aérea da região.

Força aérea ucraniana diz que explosões na Crimeia destruíram nove aviões russos