O Spotify quer passar a vender bilhetes para concertos diretamente aos fãs, uma mudança face ao que acontece atualmente em que direciona os utilizadores para plataformas de venda como a Eventbrite ou a Ticketmaster. A funcionalidade está ainda numa fase de teste, mas já está a chamar a atenção, uma informação que foi avançada pelo site especializado Music Ally.

Numa área chamada Spotify Tickets, já é possível encontrar uma série de concertos disponíveis, com a opção de encontrar bilhetes. Esta área é descrita numa pesquisa do Google com uma diferença relevante: “o seu local para eventos ao vivo, de criadores de que gosta, com bilheteira do Spotify”, numa tradução livre.

Uma vez que esta funcionalidade ainda estará em fase de teste, conforme explicou um porta-voz ao The Verge, é possível encontrar concertos de artistas como Tokimonsta ou Annie DiRusso, mas apenas localizados nos Estados Unidos. De acordo com o TechCrunch, o site já tem uma política disponível, onde comunica aos clientes as especificidades deste serviço, explicando que não será o serviço de streaming a definir o preço dos bilhetes, já que essa informação será feita pelos artistas, promotoras ou espaços de concertos. É também indicado que será cobrada uma comissão, que será comunicada no momento de compra. Esta é, aliás, uma prática comum nas bilheteiras online.

Esta é uma mudança considerável na estratégia da empresa sueca, que ao longo dos últimos anos tem disponível uma área para encontrar eventos ao vivo, mas onde os clientes são direcionados para empresas parceiras. A Ticketmaster ou a Eventbrite têm sido alguns dos parceiros.

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De acordo com a página de apoio disponibilizada pela empresa, é necessário ter uma conta no Spotify para comprar bilhetes diretamente à empresa. Depois de escolhido o concerto, é possível escolher quantos bilhetes comprar. Mas há uma diferença: embora haja um email de confirmação do bilhete adquirido, não haverá um bilhete digital enviado para o email. “Para obter os bilhetes, vá até à bilheteira, apresente o email de confirmação e ainda um documento de identificação válido”.

O serviço de streaming de música tem crescido em funcionalidades ao longo dos últimos anos e a música ao vivo ganhou espaço. Atualmente, na página de cada artista é possível perceber qual a lista de concertos e se há ou não eventos nas proximidades de cada utilizador, por exemplo.

A passar da fase de teste à realidade, esta ferramenta de venda de bilhetes poderia dar acesso a uma base global de clientes. No final de julho, quando apresentou os resultados do segundo trimestre, o Spotify avançou que tinha 365 milhões de utilizadores ativos mensais. Desse número, 165 milhões são utilizadores Premium, que pagam pelo serviço.

TikTok também já tem venda de bilhetes

O momento deste teste do Spotify é, no mínimo, curioso. Afinal, acontece depois de a rede social TikTok anunciar uma parceria com a gigante Ticketmaster para vender bilhetes para eventos através da aplicação.

O TikTok é uma estrela em ascensão entre as redes sociais, tendo até já levado a Meta de Mark Zuckerberg a alterar estratégias no Instagram, por exemplo, para tentar replicar o sucesso da aplicação. Só nos Estados Unidos, as estatísticas mais recentes apontam que tenha já mil milhões de utilizadores ativos mensais.

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Através desta parceria, que permitirá à empresa vender não só bilhetes para concertos mas também para espetáculos de wrestling da WWE, a Ticketmaster tem acesso ao público da rede social e ainda às apuradas sugestões do algoritmo. A ideia é que seja possível apresentar sugestões de bilhetes de artistas que estejam em linha com os gostos do utilizador.

De acordo com o anúncio, esta ferramenta para vender bilhetes só estará disponível para um número restrito de artistas, mas a ideia é que o número possa aumentar. Esta ferramenta já estará a ser usada por artistas como Demi Lovato, Usher ou ainda pelos BackStreet Boys.

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