Foi em 2017 que a Tesla apresentou com pompa e circunstância o Semi, tractor para semi-reboques 100% eléctrico que promete custos de utilização menores para quem tem de transportar grandes quantidades de carga. Contudo, antes de ver a luz do dia, o Semi necessitava que fosse construída a fábrica onde seria produzido, o que aconteceu só este ano no Texas, além de baterias e postos de carga, para lidar com veículos volumosos e muito compridos, com maiores necessidades de energia.

Depois de muitos atrasos, tudo indica que a Tesla vai finalmente avançar para as primeiras entregas do Semi ainda este ano. Em Maio, surgiu no site da marca a possibilidade de confirmar as pré-reservas já anteriormente colocadas (apenas nos EUA), mas na segunda metade de Agosto a colocação de encomendas foi suspensa. No seu lugar surgiu a opção “Get Updates”, desta vez para solicitar informações do ponto de vista técnico e de especificações. A questão que se coloca é saber por que motivo desapareceu a possibilidade de encomendar o Semi, se por a produção para um ano ou dois já estar vendida e a marca se estar a preparar para rever os preços em alta, ou se por qualquer outra razão.

De recordar que o Semi foi proposto a 150.000 dólares na versão Standard e 180.000$ na versão Long Range. O construtor continua a respeitar os dados iniciais, que apontavam respectivamente para uma autonomia de 300 milhas (483 km) ou de 500 milhas (805 km), quando a circular completamente carregado, ou seja, a puxar 82.000 libras (37 toneladas).

Em matéria de capacidade de bateria, a Tesla mantém o hábito de não divulgar valores, mas a imprensa norte-americana com acesso aos responsáveis da marca avança com 600 kWh na versão Standard e 1000 kWh na versão Long Range, o equivalente a 10 baterias do Model S Long Range. O construtor garante que, nestas condições, o Semi não ultrapassará um consumo de 2 kWh por milha, cerca de 1,24 kWh/km, o que na sua opinião é 2,5 vezes mais barato por milha do que o oferecido pelos camiões com motor diesel, gerando poupanças de 200.000 dólares em três anos.

O Semi está equipado com três motores independentes, todos eles instalados nos rodados traseiros do tractor, de forma a ser capaz de levar o semi-reboque até aos 96 km/h em apenas 20 segundos, o que para um camião com 37 toneladas é obra. As baterias de ambas as versões poderão ser recarregadas nos novos Megachargers a 1400 kW (que a Tesla já está a instalar), que permitem ir até 70% da carga em somente 30 minutos.

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