Foi em 2017 que a Tesla apresentou com pompa e circunstância o Semi, tractor para semi-reboques 100% eléctrico que promete custos de utilização menores para quem tem de transportar grandes quantidades de carga. Contudo, antes de ver a luz do dia, o Semi necessitava que fosse construída a fábrica onde seria produzido, o que aconteceu só este ano no Texas, além de baterias e postos de carga, para lidar com veículos volumosos e muito compridos, com maiores necessidades de energia.
Depois de muitos atrasos, tudo indica que a Tesla vai finalmente avançar para as primeiras entregas do Semi ainda este ano. Em Maio, surgiu no site da marca a possibilidade de confirmar as pré-reservas já anteriormente colocadas (apenas nos EUA), mas na segunda metade de Agosto a colocação de encomendas foi suspensa. No seu lugar surgiu a opção “Get Updates”, desta vez para solicitar informações do ponto de vista técnico e de especificações. A questão que se coloca é saber por que motivo desapareceu a possibilidade de encomendar o Semi, se por a produção para um ano ou dois já estar vendida e a marca se estar a preparar para rever os preços em alta, ou se por qualquer outra razão.
This video is also on the updated site. This is the same video Tesla posted but quickly deleted from their Instagram page the other day haha pic.twitter.com/5abGxyD9d8
— Sawyer Merritt ???????? (@SawyerMerritt) August 19, 2022
De recordar que o Semi foi proposto a 150.000 dólares na versão Standard e 180.000$ na versão Long Range. O construtor continua a respeitar os dados iniciais, que apontavam respectivamente para uma autonomia de 300 milhas (483 km) ou de 500 milhas (805 km), quando a circular completamente carregado, ou seja, a puxar 82.000 libras (37 toneladas).
Em matéria de capacidade de bateria, a Tesla mantém o hábito de não divulgar valores, mas a imprensa norte-americana com acesso aos responsáveis da marca avança com 600 kWh na versão Standard e 1000 kWh na versão Long Range, o equivalente a 10 baterias do Model S Long Range. O construtor garante que, nestas condições, o Semi não ultrapassará um consumo de 2 kWh por milha, cerca de 1,24 kWh/km, o que na sua opinião é 2,5 vezes mais barato por milha do que o oferecido pelos camiões com motor diesel, gerando poupanças de 200.000 dólares em três anos.
O Semi está equipado com três motores independentes, todos eles instalados nos rodados traseiros do tractor, de forma a ser capaz de levar o semi-reboque até aos 96 km/h em apenas 20 segundos, o que para um camião com 37 toneladas é obra. As baterias de ambas as versões poderão ser recarregadas nos novos Megachargers a 1400 kW (que a Tesla já está a instalar), que permitem ir até 70% da carga em somente 30 minutos.