A GNR deteve 13 pessoas por alegado tráfico de droga e apreendeu 355 doses de diversos tipos de estupefacientes, 12 gramas de cogumelos alucinogénicos e 40 selos de LSD, no concelho de Crato (Portalegre), foi esta quinta-feira revelado.

Em comunicado, o Comando Territorial de Portalegre da GNR indicou que as detenções foram efetuadas entre os dias 17 e 20 de agosto, numa operação realizada nas imediações do festival de música eletrónica Waking Life, realizado naquele concelho alentejano.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que, dos 13 detidos, entre os 22 e os 43 anos, “sete são homens e seis são mulheres”, sendo que apenas uma das pessoas tem nacionalidade portuguesa — “tem dupla nacionalidade e reside em Portugal”, frisou — e as restantes têm nacionalidades estrangeiras.

A mesma fonte acrescentou que todos os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial e saíram em liberdade, sob termo de identidade e residência.

No âmbito da operação especial de prevenção criminal direcionada para a segurança e policiamento do festival “foram registados oito crimes por tráfico de estupefacientes”, acrescentou a Guarda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os militares da GNR apreenderam 132 doses de haxixe, 94 doses de MDMA, 75 doses de anfetaminas, 29 doses de canábis, 25 doses de cocaína, 12 gramas de cogumelos alucinogénios e 40 selos de LSD.

“Foram ainda elaborados 12 autos de contraordenação por consumo de produtos estupefacientes, que foram remetidos para as respetivas Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT)”, pode ler-se no comunicado.

Nesta operação, o Destacamento Territorial de Portalegre contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Portalegre e de binómios da Secção Cinotécnica de Castelo Branco.